Só um entre quatro brasileiros lê e escreve corretamente


Ler e escrever nada tem a ver com cópia ou decoreba de letras ou palavras. Vocês já ouviram falar aqui do "aluno copista", aquele que tem letra bonita e copia qualquer texto, mas não entende nada do que escreve. Também existe o leitor que papagueia o que lê, sem entender o sentido do texto. São os analfabetos funcionais.

Em artigo publicado no jornal Estado de Minas de 19/07/11, a educadora Vivina do C. Rios Balbino informa que dados recentes da UNESCO mostram o Brasil como o oitavo país do mundo em analfabetismo. Existem 67 milhões de adultos analfabetos, dos quais 14 milhões são brasileiros. E temos cerca de 30 milhões de analfabetos funcionais, ou seja, só um em quatro brasileiros pode ser considerado plenamente alfabetizado. Em resumo, somos a 7ª potência econômica mundial, mas ocupamos o 88º lugar em educação!

O Brasil se gaba de ter 98% das crianças entre 7 e 14 anos na escola, mas aqui sabemos que cerca de 30% das aulas são vagas e as restantes 70% de péssima qualidade. Pronto: essa é a receita do analfabetismo funcional e da evasão escolar, que se manifesta principalmente no ensino médio, quando metade dos alunos não conclui o curso. Quadro dantesco que absolutamente não abala a sociedade brasileira! Ainda estamos procurando um sociólogo que explique esse fenômeno cientificamente.

Pessoas alfabetizadas e esclarecidas compreendem e buscam seus direitos. Entendeu por que o Brasil é mantido no analfabetismo?... E entendeu por que os alunos mais inteligentes e críticos são sumariamente expulsos por uma escola autoritária e relapsa? Leia clicando aqui.

Caolha, a sociedade brasileira não percebe que a expulsão de alunos da escola fomenta o aumento da marginalidade.

Leia o artigo inteiro no blog da Glória, clicando aqui.


Comentários

Milena disse…
Só um em cada quatro? Eu estou horrorizada, sério!
maria elvira disse…
Oi Giulia,
desculpe pela demora. Minha mãe está doente. Acho que tem um material que pode ser legal para vc assistir e comentar. Na HBO está passando um documentário que fala de crianças com dificuldades de aprendizagem e como a escola erra no cuidado com estas crianças. Não sei como conseguir uma cópia para vc, mas vou pesquisar. O detalhe interessante é que o documentário foi feito nos Estados Unidos. Muito bom! Chama-se "EU NÃO SEI FAZER ISSO". Espero que vc goste pois aponta muitas das coisas que vc denuncia aqui. bjão"
Giulia disse…
Obrigada, Maria Elvira, vou procurar. Melhoras para sua mãe! Beijos.