
Mais um excelente artigo do Gustavo Ioschpe, infelizmente nessa péssima revista que é a VEJA... Não faz mal, isso mostra que nem tudo está perdido, rs.
Desta vez o articulista defende os pais de alunos das investidas da classe "docente", que responsabiliza a família pelas falhas da escola. Leia o texto clicando no link:
Tomara que esse artigo sirva para ampliar a discussão na sociedade e que a escola comece a tomar para si a responsabilidade pelo ensino. Nele, Gustavo Ioschpe mostra um dos aspectos esquizofrênicos da escola: supostos "educadores" querendo "formar cidadãos" (mera hipocrisia...) e negligenciando o seu papel de alfabetizar em letras e números.
Curiosamente, em 2008 o EducaFórum e seus colaboradores publicaram no anuário da Editora Humana um artigo com o título A escola esquizofrênica. Nossa abordagem foi diferente e mais ampla que a de Gustavo Ioschpe, mostrando principalmente os vários aspectos da escola que deseduca. Hoje, 3 anos depois, não mudaríamos uma vírgula do que escrevemos naquela época, ou melhor, pintaríamos um quadro ainda mais sombrio. Triste, não é? Leia esse texto antigo clicando no link A escola esquizofrênica
Comentários
Otto
Ah, mudando um pouco de assunto, queria saber de você tem boas fontes de informação sobre a greve dos professores da rede estadual de MG.