O engodo da inclusão escolar


Depois que a inclusão foi determinada legalmente, muitas escolas particulares resolveram engordar seus cofres fazendo propaganda enganosa. Isso é grave e estão pipocando denúncias de má fé de todos os cantos do país. Se seu filho está matriculado na rede pública, mesmo assim procure a melhor escola e exija qualidade.

Atenção: nem toda criança com dificuldades de aprendizagem é aluno com necessidades especiais, somente aqueles que receberam laudo de um neurologista, psiquiatra ou outro especialista.

Entenda que não adianta as escolas dizerem que praticam a inclusão, se não reformularam seus projetos pedagógicos. Como trabalhar ao mesmo tempo com crianças  ditas normais e outras com necessidades especiais, sejam visuais, físicas, auditivas, crianças autistas, com síndrome de asperger, down, tdah ou outro distúrbio, sem a escola ter desenvolvido essas competências ou ampliado a equipe psicopedagógica?

Escola inclusiva não é escola "boazinha", é uma instituição com equipe em formação contínua, com forte apoio pedagógico. Fuja das escolas que não sabem explicar e detalhar seu programa pedagógico! Na dúvida, procure sempre pais de alunos ou de ex-alunos, que possam recomendar a qualidade da escola onde você pretende matricular seu filho. Uma boa escola de inclusão é aquela onde TODOS os alunos se sentem   bem e são bem trabalhados, que tenham ou não necessidades especiais.

Leia abaixo a última mensagem que recebemos, de uma mãe cujo filho tem síndrome de asperger, uma das modalidades menos complicadas de inclusão, pois não afeta a aprendizagem, apenas exige paciência, amor, compreensão e calor humano no ambiente escolar. (Parece pouco, né?...)

Sou mãe de um garoto de 6 anos que está estudando o primeiro ano num colegio particular, ele tem sindrome de asperger com diagnóstico, foi matrículado nesta escola como inclusão. Este ano ele tem apresentado uma dinâmica de agressividade, segundo a professora e coordenadora, ou seja, vejo que ele bate e também é agredido, porém percebo claramente que a escola está querendo se livrar desta inclusão, até porque diz não estar preparada e ter feito muito esforço, inclusive nesta sexta-feira ele foi advertido por escrito. Infelizmente a relação já está desgastada, estou procurando uma outra escola para meu filho e tenho muita dificuldade em encontrar. Peço ajuda. 


Esta mãe está agindo corretamente ao procurar outra escola e, após conversarmos bastante ao telefone, parece ter aprendido muito com essa experiência. Enfim, após uma primeira tentativa mal-sucedida, ela entendeu bem o tipo de escola adequada para o filho. 


Se seu filho tem alguma necessidade especial, procure uma escola pequena, com poucos alunos em cada classe, apresente o laudo médico e solicite o projeto pedagógico que garanta  competência ao educar seu filho, ele é o seu bem mais precioso! Muito boa sorte e mande notícias!!

Comentários

Para nós pais, leigos, é dificil a identificaçao da boa escola na área pedagógica, parece que tudo se limita a aceitação da escola, ao acolhimento de nosso filho. Meu filho com sindrome de down, com 8 anos está no 2o.ano, toda a turma já passou da fase da alfabetização, mas ele não. Quem vai alfabetizar meu filho ? a escola se propoe a fazer a inclusão social e só, aparentemente.
Giulia disse…
Procure a Diretoria de Ensino e peça orientação sobre uma escola realmente capacitada para trabalhar pedagogicamente com alunos down. Coragem! São poucas, mas existem.