Pular para o conteúdo principal

Feliz volta às aulas!


Que o retorno seja tranquilo e prazeroso, com muita vontade de rever os amigos e de aprender. Ainda há muitas crianças e jovens fora da escola, em todos os estados do Brasil, pelos mais variados motivos. Essa realidade só vai mudar quando a escola se tornar efetivamente um lugar de acolhimento, de aceitação das diferenças, de abertura para o conhecimento e, principalmente, um espaço democrático.

Comentários

Giulia, gostei muito do ideal de escola que voce sonha: "lugar de acolhimento, de aceitacao das diferencas, de abertura para o conhecimento e, principalmente, um espaco democratico". A sua fala me fez pensar no livro de Rubem Alves "Por Uma Educacacao Romantica" que acho fascinante. Nao ha nada melhor numa escola do que ver um professor com paixao para ensinar e um aluno contagiado pela paixao por aprender.
Giulia disse…
Utópico? rsrs
Giulia disse…
Sabe, Simone, você não faz ideia do tipo de mensagem e de denúncia que a gente recebe por e-mail: diretor mentiroso, coordenador "pedagógico" apelando para o Conselho Tutelar para se livrar de aluno, escola expulsando aluno a rodo... A rede pública de ensino é infestada por cobras criadas, não adianta colocar a culpa apenas no governo. A má qualidade do ensino, infelizmente, não é o maior problema.
Eh Giulia, infelizmente, em todas as profissoes existem as pessoas que trazem luz e outras sombras. A area de Educacao nao eh excecao, infelizmente! Pelo que voce diz, o problema vai alem dos estruturais, como ma formacao, baixos salarios, etc. Provavelmente existe algo a mais que eh pessoal. A pessoa em si, o valor que ela da a educacao, o respeito pelas pessoas, integridade, etica, certas coisas que deveriam vir de casa. Sou da area da Saude e ja vi muito profissional da minha area odiando o trabalho, demonstrando total inablidade para lidar com pessoas. Ai fico pensando: ninguem obrigou a pessoa a escolher esta area e cuidar de pessoas. Nao gosta, tenha a decencia de mudar de caminho. Sempre achei absurdo ver paciente sendo maltratado por quem deveria estar la para oferecer um cuidado respeitoso e competente.
Sempre penso na questao dos relacionamentos humanos, como as relacoes estao empobrecidas. Isto eh triste. O desrespeito, descaso, falta de sensibilidade,... Infelizmente, estas coisas tornaram-se epidemicas. Eh muito frustrante!
Giulia, voce ve luz no fim do tunel para a educacao publica no Brasil?

Postagens mais visitadas deste blog

A expulsão é legal?

Recebemos a seguinte mensagem de Manaus e a respondemos no comentário. Dê também sua opinião!
Sou ex-Conselheiro Tutelar e hoje trabalho como consultor de projetos sociais na Prefeitura. No entanto, estou sempre envolvido com o problema de atitudes arbitrárias em escolas públicas onde alunos são expulsos ou suspensos sem qualquer critério legal. Por este motivo gostaria de estar recebendo informações mais detalhadas sobre a legalidade desse procedimento adotado pelas escolas. Até que ponto a escola teria poderes para expulsar alunos, ou trata-se de um ato totalmente ilegal? Favor encaminhar informações jurídicas sobre o caso.

Respeito ao aluno, 3ª Parte. A expulsão da escola

Este é certamente o problema mais grave da escola brasileira: a expulsão de alunos. Além de não ser inclusiva, ela é inóspita para os alunos já matriculados e, na primeira oportunidade, eles são "convidados" a sair da escola, ou então, sumariamente expulsos. E aqui sempre fazemos o mesmo apelo aos pais: não permita que seu filho seja expulso, procure entender o que está por trás dessa atitude da escola! Tenha a coragem de enfrentar essa questão de cabeça erguida, não seja mais uma vítima de um sistema de exclusão.
Já falamos aqui exaustivamente sobre a expulsão na rede pública de ensino, que se dá de várias formas: "oficialmente", através do Conselho de Escola,  através de manobras dos diretores de escola, ou de forma "branca".

A expulsão na rede particular é tão ou até mais frequente do que na pública, e isso também já demostramos aqui diversas vezes. Mas na rede particular ela costuma ser melhor disfarçada, através de um "convite" para buscar …

Escola pública ou particular. Qual a sua opção?...

De vez em quando a gente atende uns pais de alunos bem descontrolados, difícil manter a linha. Faço questão de reproduzir aqui toda a troca de mensagens com um cidadão que quase me tirou do sério... rs
Dia 4 de setembro "Por um acaso deparei com seu site. Gostaria de que me informassem se é LÍCITO aluno de escola pública ser agraciado; com merenda substanciosa ; material escolar, transporte, uniforme e até tablets, pelos quais pouco se exige de cuidados e/ou devolução; pelos PODERES PÚBLICOS, enquanto que alunos de escolas particulares, cujo custo é elevado e que foi assumidos pelos pais como opção, para que tenham uma escola  de melhor qualidade; não é fornecida merenda, material, livros, transporte,nem tablets em pé de IGUALDADE? Será que os cursos das escolas particulares são regidos por diretrizes, normas, conteúdos, ou programas de entidades estranhas ao Ministério da Educação do Governo Federal? Será que as crianças das escolas particulares não são Cidadãos Brasileiros? Será…