Feliz volta às aulas!


Que o retorno seja tranquilo e prazeroso, com muita vontade de rever os amigos e de aprender. Ainda há muitas crianças e jovens fora da escola, em todos os estados do Brasil, pelos mais variados motivos. Essa realidade só vai mudar quando a escola se tornar efetivamente um lugar de acolhimento, de aceitação das diferenças, de abertura para o conhecimento e, principalmente, um espaço democrático.

Comentários

Giulia, gostei muito do ideal de escola que voce sonha: "lugar de acolhimento, de aceitacao das diferencas, de abertura para o conhecimento e, principalmente, um espaco democratico". A sua fala me fez pensar no livro de Rubem Alves "Por Uma Educacacao Romantica" que acho fascinante. Nao ha nada melhor numa escola do que ver um professor com paixao para ensinar e um aluno contagiado pela paixao por aprender.
Giulia disse…
Utópico? rsrs
Giulia disse…
Sabe, Simone, você não faz ideia do tipo de mensagem e de denúncia que a gente recebe por e-mail: diretor mentiroso, coordenador "pedagógico" apelando para o Conselho Tutelar para se livrar de aluno, escola expulsando aluno a rodo... A rede pública de ensino é infestada por cobras criadas, não adianta colocar a culpa apenas no governo. A má qualidade do ensino, infelizmente, não é o maior problema.
Eh Giulia, infelizmente, em todas as profissoes existem as pessoas que trazem luz e outras sombras. A area de Educacao nao eh excecao, infelizmente! Pelo que voce diz, o problema vai alem dos estruturais, como ma formacao, baixos salarios, etc. Provavelmente existe algo a mais que eh pessoal. A pessoa em si, o valor que ela da a educacao, o respeito pelas pessoas, integridade, etica, certas coisas que deveriam vir de casa. Sou da area da Saude e ja vi muito profissional da minha area odiando o trabalho, demonstrando total inablidade para lidar com pessoas. Ai fico pensando: ninguem obrigou a pessoa a escolher esta area e cuidar de pessoas. Nao gosta, tenha a decencia de mudar de caminho. Sempre achei absurdo ver paciente sendo maltratado por quem deveria estar la para oferecer um cuidado respeitoso e competente.
Sempre penso na questao dos relacionamentos humanos, como as relacoes estao empobrecidas. Isto eh triste. O desrespeito, descaso, falta de sensibilidade,... Infelizmente, estas coisas tornaram-se epidemicas. Eh muito frustrante!
Giulia, voce ve luz no fim do tunel para a educacao publica no Brasil?