A "pedagogia" do berro


Segunda-feira estamos voltando para a SEE, para ouvirmos quais medidas a Secretaria pretende tomar para diminuir o autoritarismo na rede. Não temos grandes esperanças, pois um dos nossos pedidos foi no sentido de a SEE dar uma clara orientação na página principal de seu site sobre O MÍNIMO DE BOA EDUCAÇÃO que se espera de profissionais da... educação. No ínterim foi publicada a notícia da implantação do método da Justiça Restaurativa, que envolve promotores e juízes na prática pedagógica e só contempla os conflitos provocados por alunos, quando na verdade o grande problema é o mau exemplo que vem de cima. Leia aqui http://educaforum.blogspot.com/2008/07/nova-zelndia-aqui.html.

Já nos colocamos claramente a esse respeito: a questão é pedagógica e não jurídica. Mas infelizmente somos mesmo alguns poucos “Dom Quixotes” lutando contra moinhos de vento...

Enquanto alunos e pais continuam sendo tratados aos berros, a Secretaria vai se ajoelhando diante dos sindicatos da categoria e oferecendo cada vez mais benesses para profissionais relapsos, descompromissados e, muitas vezes, perversos. Porque PODEM. Porque não são fiscalizados nem cobrados.

Para ilustrar esta idéia seguem duas mensagens – entre as dezenas que recebemos mensalmente – de dois alunos de carne e osso – falando sobre a forma como são tratados dentro da escola. Enquanto a Secretaria da Educação aceitar a conversa hipócrita de seus diretores de escola, que se fingem de profissionais dedicados, quando são apenas burocratas sem qualquer preocupação ou vínculo com o aluno, nada vai melhorar na rede pública de ensino. O coordenador da COGSP e o Dirigente da Sul 3 estiveram conosco na EE Lucas Roschel Rasquinho e ouviram uma professora chamar várias vezes os alunos de "pentelhos" diante de uma platéia de pelo menos 50 pais, alunos, professores, direção da escola e dois Conselheiros Tutelares. Os únicos que se incomodaram com isso fomos nós. O que esperar dessas autoridades?...

"A vice-diretora da minha escola está se RECUSANDO a me fornecer um documento onde devem constar as séries que estudei na escola, pois preciso prestar FUVEST, e a escola além de não incentivar e apoiar os alunos ainda está se recusando a me fornecer tal documento. Já tentei conversar, porém a vice e o diretor não conversam com os alunos, como tantas vezes de costume já vimos, eles simplesmente alegam sabedoria e gritam aos berros com todo mundo. Está difícil tentar ser alguém neste pais, pois eles preferem que nós entremos para o mundo do crime e talvez seja o certo mesmo, para que no futuro eles possam ser assaltados e até perderem a vida para aprenderem a dar incentivo e colaborar com o aluno."

"Sou um aluno do período noturno. Um certo dia fui à escola no horario matutino entregar um trabalho, porque eu não havia ido à aula. O porteiro falou que para eu entrar na escola teria que esperar o sinal, então esperei. Depois disso, vi alguns amigos meus perto da secretaria e fiquei conversando com eles, enquanto esperava a professora para entregar meu trabalho. Passado alguns minutos, eu vi a tal professora e entreguei o trabalho, e fiquei mais uns minutos na escola porque precisava conversar com outro professor. E nisso aparece o diretor, começa a gritar comigo e me puxa pelo braço para eu sair do recinto. Eu falei com ele para controlar seu tom de voz ao falar comigo mas ele continuou falando e citou que ele era autoridade máxima naquele colégio e que ele falava do jeito que quisesse comigo. Eu falei que não, para abaixar o tom de voz comigo, mas ele gritou muito mesmo, me levou para a sala da supervisora para me dar uma advertência, ficou gritando comigo perto de todos (testemunhas tenho muitas). Então a supervisora chega e pergunta o que havia acontecido, ele falou que eu tinha esperado ele virar as costas para entrar na escola e que eu havia respondido a ele. Eu falei que não, que eu estaa no meu direito e que ele não tinha o direito de gritar comigo e puxar meu braço. E ele me fez sentar numa cadeira falando que se eu nao sentasse para tomar uma advertência ele me tiraria da escola. Isso não é de agora, já outas vezes ele fez isso. Queria saber os meus direitos e o que posso fazer sobre esse acontecimento."

Comentários

Anônimo disse…
Realmente vocês se superaram... Qual idiota acreditaria que foi aluno que escreveu o texto? Pode até ser que eles comentaram o caso. Também acho que diretor e vice devem ficar mais próximos dos alunos, cumprir horário (o que é difícil de ver), enfim cumprir com a obrigação para a qual são pagos. Mas quem escreveu, com certeza foram VOCÊS! Mais uma vez estão cometendo um ato criminoso. Como se enquadra na lei quando nos passamos por outrém? Seria "FALSIDADE IDEOLÓLIGA"? Dessa vez realmente vocês se superaram. É uma pena! Um abraço a todos!
Anônimo disse…
O Anônimo, sim, se superou na capacidade covarde de agredir um trabalho sério. Realmente, Anônimo, os alunos não usam escrever sobre os tormentos e as vilanias que vivenciam na escola. Mas o silêncio preso na garganta começa a ser rompido. Esta é a nossa esperança e o motivo pelo qual suportamos toda espécie de agressões vindas de pessoas que, diferente de nós, se escondem no anonimato.
Giulia disse…
Caro anônimo, deixa eu entender melhor! Você é um professor tão ruim que um aluno seu não consegue escrever uma mensagem com começo, meio e fim? Pois saiba que os que escrevem para nós são OS MELHORES, aqueles que a escola enxota porque são mais inteligentes e corajosos do que professores anônimos como você. Aliás, eles não são anônimos, não, eles têm nome, sobrenome e e-mail. Só não os publicamos aqui para não despertar maior ira dos diretores tranqueira que os perseguem.
Dispenso seu abraço! Fique no orkut dos professores assassinos.
Anônimo disse…
Ah! Escreveram coisas de péssimo teor ainda! Duvido que um aluno escreveria que se o professor ou diretor não colaborar ou "dar incentivo" aos alunos vai perder a vida! Apesar de tudo, aluno sabe que o professor quer o melhor pra ele! Agora, colaborações e incentivos são assistencialismos! O que a escola deve oferecer são requisitos intelectuais para que os alunos ingressem na universidade! Aliás, pra prestar fuvest não se pede declaração de matérias que se estudou, mas sim declaração de conclusão do ensino médio! Apesar que acredito que para prestar o exame da fuvest nem precise de tal documento! Esse documento só é exigido quando o candidato vai fazer a matrícula no curso para o qual prestou o vestibular e passou! Mas não tenho certeza absoluta disso, vou confirmar e depois informo vocês! Mas, olha acredito que vocês brigam por uma boa causa! Só o enfoque de vocês não está muito adequado! Devem apoiar os profissionais da educação, afinal, querendo ou não são eles quem educam nossas crianças. Justamente essas crianças que vocês citam na matéria! Profissionais ruins existem em todos os campos. Vamos divulgar trabalhos legais, para assim motivar os que não fazem trabalhos bons! De nada adianta divulgar esses poucos trabalhos ruins que de forma alguma representam o perfil do trabalho realizado pela grande massa de profissionais da educaçao. Trabalho esse que é sério, árduo, feito com afinco! Por favor, pelo menos uma matéria com coisa boa vai! Ou será que vocês acreditam que a educação pública no Brasil está perdida? Se acreditarem nisso... Bom, daí não tem jeito mesmo mesmo! A escola sempre vai ser "instituição da tortura". Um abraço de um anônimo que acredita que a escola ainda é e sempre será "instituição do saber"!
Anônimo disse…
E outra coisa, a sala da Supervisora não fica na escola... Fica na Diretoria de Ensino! Supervisor apenas visita a escola! Tem até uma pasta na escola que contém "Termos de Visita". Esses termos são feitos quando o supervisor visita a escola. ALUNO SABE DISSO! Vocês não sabem? Bom, agora estão sabendo! Leigos vocês podem até enganar! Não estou chateados com vocês! Você ficou muito brava comigo Giulia! Calama, eu entendo que todo mundo erra!Outro abraço!
Anônimo disse…
Outr coisa Giulia! Aluno meu não escreve pra vocês mesmo! Porque diferente do que vocês pensam, não são enxotados! E olha que não ficamos apenas com OS MELHORES! Acolhemos todos! Ouvimos todos! Lemos o que todos escrevem! Enfim, respeitamos todos! Consideramos cada qual com suas fiferenças e limitações! Não temos política de entender ou enxergar alguém MELHOR que ninguém! Pra nós, realmente todos são iguais perante a lei!
Giulia disse…
"Caro" anônimo, aqui você não engana ninguém! Só quero esclarecer algumas coisas, não para você, mas para aqueles que não conhecem a rede pública: aluno não sabe direito o que vem a ser um supervisor de escola, porque nunca lhe foi apresentado um. Ele deve pensar que se trata de coordenador pedagógico, outra figura hoje meramente decorativa. Se os Conselhos de Escola realmente funcionassem a favor do aluno, então ele saberia que, TEORICAMENTE, ele poderia contar com um coordenador pedagógico para auxiliá-lo em suas dificuldades. E saberia também que na diretoria de ensino existe alguém que DEVERIA supervisionar a escola e cuidar da qualidade do ensino. Mas a maioria dos Conselhos de Escola só serve para expulsar aluno.
E eu não deveria ficar batendo boca com você, mas não posso deixar de me colocar, pois você tem uma boa "lábia" e quem não conhece a rede por dentro pode cair nessa sua conversa de cobra criada...
Anônimo disse…
Para os meninos que estão com problemas para conseguir documentos na escola estadual... Acreditam que eu já passei por isso? Quando eu passei no vestibular da Unesp havia um prazo depois da convocação para efetuarmos a matrícula e tínhamos que levar histórico, certificado, tantas coisas... O mais difícil foi conseguir os documentos da escola estadual! Depois de tanta dor de cabeça, acreditam que quem abriu mão do prazo foi a própria Unesp? A universidade encaminhou um documento para a escola estadual que continha inclusive a legislação sobre isso e a escola depois mandou para a faculdade pelo correio...

Meu namorado este ano passou no concurso público de Barueri, e por pouco ele não perdia sua vaga porque o histórico/certificado que a escola forneceu para ele não tinha sido sequer publicado no Diário Oficial, ou seja, não tinha nenhuma validade... e a secretária da escola ainda disse que a culpa era dele, que ele tinha que ter ido atrás disso antes... E mesmo ele dizendo que pensava que o documento que tinha em mãos era legítimo, foi um "Deus nos acuda" para conseguir este documento... Ele só não tinha ido atrás disto antes porque não sabia que o documento que a escola lhe entregou não era oficial...
Anônimo disse…
falou,falou mas não disse o nome da escola.Qual o nome dessa escola em questão?
Anônimo disse…
Se eu disser o nome da escola que eu tive problema (há 10 anos atrás) quando eu fui me matricular na faculdade...

ou

Se eu disser o nome da escola (que é outra porém também estadual) de Barueri que também causou problemas... O que vai acontecer???

Pois se não é para melhorar nada pra quê remexer em coisas passadas???

Acho que atacar uma ou outra escola não adianta nada, deve-se criar algum instrumento legal sobre este assunto que contenham regras para todas as escolas estaduais, ou entrar na justiça coletivamente todos concluintes do 3º ano para que o Estado entregue dentro de um prazo estipulado o documento oficial (publicado em D.O) e não aquelas declarações sem valor legal...
Anônimo disse…
Única solução para quem estiver com estes problemas é procurar apoio na justiça mesmo... e boa sorte a vocês...

Quem for menor de idade, quem sabe o Conselho Tutelar não ajuda nesta parte de conseguir um advogado??? Talvéz??? Não custa nada tentar né...

E os demais, parece-me que em alguns lugares dá para conseguir advogado gratuito... pesquisem com a OAB, eu já vi em uma cidade (Itapevi) uma seção da OAB que atendia algumas pessoas (não sei a quantidade por dia, era limitado) de graça.... Claro que o pessoal madrugava no local para conseguir a senha, mas para quem não pode pagar vale a pena né...
Anônimo disse…
Bem, claro que professores não gostariam que aluno escrevessem
Escrevem, os pais também e cada vez mais, cada vem querendo mais iformação de como se defender da trucuLencia da escola.
O velho papo surradinho e desonesto, de que serviço público é de graça.
Passam essa informação na escola e fora dela e a nós cabe ir atrás desmentindo e orientando os pais que nem escola pública e nem quaisquer outros serviços públicos são gratuitos, pelo contrário são mais caros que os particulares.
E os alunos e pais estão cada vez nos procurando mais, para desespero das professoras frustradas e de má fé.
Se não fosse assim, como justificaria o seu desespero? Medo de ser denunciada também?
E vamos denunciar as escolas sim, de acordo com as denúncias, sabemos que não é um caso isolado, mas é sempre bom ir dando nomes aos bois.
Uma vez uma professora alegou que na faculdade também tem professor que ofende, insulta e comete injustiça
Ocorre que aluno de faculdade é adulto e minimamente sabe se defender, e em faculdade paga sempre resta a saida de mudar de faculdade e sendo assim a direção ouve o aluno e resolve.
Bem, se voce é de Barueri a gente sabe que por lá as coisas continuam igual.Secretário expulsando criminosamente 41 alunos de uma vez, e ainda os mandou roubar, já que eram negros e pobres.
Escondem 8 toneladas de cadernos em branco para reciclagem, caderno que era destinado aos alunos
Nem assim a gente deixa de denunciar, aparecendo algo de Barueri a gente bota a boca no mundo
Que tudo vale a pena quando a alma não é pequena
Anônimo disse…
ah...e antes que me esqueça
O professor anônimo devia saber, que quando criticamos o mau professor estamos defendendo o educador sério que quer trabalhar.
Não punindo nunca o mau, o goverdo desprotege os bons...
Anônimo disse…
Giulia,
Se a escola demora para fornecer a declaração de conclusão do ensino médio ou mesmo do ensino fundamental, o concluinte, ou qualquer pessoa que terminou o ensino médio ou fundamental apartir de 2002, pode pegar essa declaração na internet nesse url:
http://www.gdae.sp.gov.br/gdae
/publica/ConsultaPublica.jsp
(muito cuidado para não quebrar o link)
Lembre no entanto que a declaração não substitui o histórico escolar que as escolas são obrigadas a fornecer.
Obs: para o anonimo acima que quer ouvir historias bonitinhas é só visitar o site da SEE, aqui falamos da maioria das escolas da rede e não das ilhas de exceção que já ganham bastante divulgação pelas autoridades.
Anônimo disse…
Tou esperando................
Vera Vaz disse…
O cara se "veste" de anônimo e fica esperando o quê?????
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Espera sentado!
(anômimo senta?....kkkkkkkkkkk)
É muita cara-de-pau!!!!
(anônimo tem cara?... kkkkkkk)
Nós temos! E damos a nossa aqui pra bater!... O sr?
Também estou esperando!
Vera Vaz
Anônimo disse…
O prof.está esperando a aposentadoria chegar
Enquando a aposentadoria não vem
ele fica brigando por aumento e benesses.
Entre uma safadeza e outra ele senta
Sentado esperando Godot...
Giulia disse…
Godot já chegou para eles, rsrs.
Todo dia novas mordomias: agora o Hopi Hari, além dos aumentos, que basta eles ameaçarem greve já conseguem o que querem.
Quanto à questão do Hopi Hari, é muito interessante que com tanta coisa interessante em Sampa tenham que buscar "inspiração pedagógica" fora daqui... Obviamente alguém está tendo lucro com isso.
Anônimo disse…
Meninas (Cremildas Giulias Glórias Veras e outras) vocês são poderosas, brigam pra valer, dá gosto acompanhar a luta de vocês pela qualidade e moralização da escola pública.
Parabéns e vida longa ao Educafórum.
Beijos
Anônimo disse…
Estou esperando...........
Anônimo disse…
O ESPIRITO DESSE CARA PARECE QUE SE ENCARNOU NA DIRETORA DO LUCAS ROSCHELA,FALAM A MESMA LÍNGUA , SO FALTA O UNIFORME E O GORRO,MANDEM UM PARA ELA , POR FAVOR.
Vera Vaz disse…
Nós também, anônimo, nós também....
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Que horror!!!!!!!!!!!!!!!

Isto aqui está parecendo lavanderia de cortiço.
Um monte de lavadeira baixa discutindo. Quie tal elevar o nível, já q a discussão q vcs propõe é a EDUCACÃO.

Levantam uma bandeira tão importante e necessária, no entanto se perdem em discussões vazias e de péssimo gosto. Assim é difícil convencer alguém.

Valha me DEUS!!!!
Anônimo disse…
tou esperando...................................................................................................................................................................................................................................................?
Anônimo disse…
tou esperando?
Anônimo disse…
Nossa! Não imaginava que meus comentários iriam debandar tanta gente escrevendo! Teve até a Giulia fugindo do assunto e falando em Conselho de Escola! Ora, o que o conselho tem em comum com as discussões forjadas de supostos alunos da rede pública!!KKKKKKKKKK! E a Cremilda então! Será que ela deu uma olhadinha na parte de educação da uol hoje???? Será que ela viu a reportagem de alunos defendendo o que professor defende, ou seja, educação de qualidade!!! Comenta isso ai gente! E a Vera, rindo à toa porque diz que é para o anônimo esperar sentado! Engraçadinha ela né! Mas olha! Daqui pra frente vou ficar de olho no que vocês escrevem! Ah! um recadinho! Sou da APEOESP! KKKKKKKKKKK
Anônimo disse…
Vc. é da apeoesp e amigo de diretor, não interessa. vc. tem que defender os direitos dos alunos ,pais de alunos e porofessores que tem compromisso com a educação. professor canalha mande cair no lixo.
Em primeiro defender o aluno porque ele é o cliente principal do professor ., o pai de aluno porque é o empreendedor e paga imposto ,e o professor porque é cliente da apeosesp e paga mensalidade e os diretores são oposições.Se vc é da Apeoesop ,grande coisa.Apeoesp é uma coorporação junto com as diretorias de ensino , e tem professor que não enxerga isso.
Anônimo disse…
Pois é grande coisa ser da Apeoesp.Aliás grande absurdo ser do sindicato mais rico do Brasil tendo como presidente de honra o vice senador do Suplicy e que andam na contra mão da história querendo levar vantagem em tudo, dando os piores exemplos.
Poder absoluto corrompido absolutamente.
Mandam na Secretaria de Educação.
Desmoralizaram o Serra várias vezes...
Um governo frouxo ajuda a corrução na escola.
É da Apeoesp? Tá era de esperar memo.Fizeram um monte de livros em frente da SEE e puseram fogo. A imprensa com medo nem fotografou.
São da Apeoesp?
Então e o que voces não queimaram mandaram para Barueri para ser reciclado.Eram 8 toneladas escondindinhos, junto com cadernos em branco
São da Apeoesp? e destroem o que não lhes pertence?
Para que, distribuir livros e cadernos aos alunos,não vão usar mesmo não é?
Pior é a imprensa morrendo de medo do poder de vocês, dão as notinhas muito pálidas, que são voces mas não tem coragem de fotografar o rosto de nenhum de vocês
A Polìcia Militar tão solícita quando é chamada pela diretora, viu a fogueira de livros e não deu nenhuma voz de prisao
Muito bonito, ser da Apeoesp.
Anônimo disse…
MULHERES CHEGUEI !!!!
O que eu morri de rir, foi da umes, assim em letra minúscula mesmo
Juntaram 300 alunos devidamente orquestrados pelo PT e foram na frente da SEE tentar aparecer...
A imprensa não deu a minima e a globo disse que estavam protestanto pelo fechamento de escolas.Essa foi na jugular, a imprensa querendo confundir, ajudou sem querer, mas ajudou
Que coisa hein? a presidente, coitadinha, no pequeno espaço que a imprensa lhe deu, no ig, ela falou bobagem..
Disse que a má qualiddade do ensino não é culpa de professor e nem de aluno, e se enrolou toda na explicação...disse que mobilizou 7.000 estudantes.Mobilizou como ? Alí tinha uma meia dúzia de gato pingado...eu morri de rir.
Anônimo disse…
MULHERES CHEGUEI !!!!
O que eu morri de rir, foi da umes, assim em letra minúscula mesmo
Juntaram 300 alunos devidamente orquestrados pelo PT e foram na frente da SEE tentar aparecer...
A imprensa não deu a minima e a globo disse que estavam protestanto pelo fechamento de escolas.Essa foi na jugular, a imprensa querendo confundir, ajudou sem querer, mas ajudou
Que coisa hein? a presidente, coitadinha, no pequeno espaço que a imprensa lhe deu, no ig, ela falou bobagem..
Disse que a má qualiddade do ensino não é culpa de professor e nem de aluno, e se enrolou toda na explicação...disse que mobilizou 7.000 estudantes.Mobilizou como ? Alí tinha uma meia dúzia de gato pingado...eu morri de rir.
Anônimo disse…
MULHERES CHEGUEI !!!!
O que eu morri de rir, foi da umes, assim em letra minúscula mesmo
Juntaram 300 alunos devidamente orquestrados pelo PT e foram na frente da SEE tentar aparecer...
A imprensa não deu a minima e a globo disse que estavam protestanto pelo fechamento de escolas.Essa foi na jugular, a imprensa querendo confundir, ajudou sem querer, mas ajudou
Que coisa hein? a presidente, coitadinha, no pequeno espaço que a imprensa lhe deu, no ig, ela falou bobagem..
Disse que a má qualiddade do ensino não é culpa de professor e nem de aluno, e se enrolou toda na explicação...disse que mobilizou 7.000 estudantes.Mobilizou como ? Alí tinha uma meia dúzia de gato pingado...eu morri de rir.
Anônimo disse…
se a cremilda pode postar um monte eu também posso.