Araraquara: que pena é essa?


No dia 18 de abril publicamos uma matéria muito pessimista sobre o esquema de desvio de verbas da educação em Araraquara (Leia a matéria aqui) e recebemos agora uma informação que nos permite ter um pingo de esperança. O resumo é que, no dia 21 de maio, o Diário Oficial do Estado publicou que a ex-dirigente Sandra Rossato recebeu pena de suspensão de 90 dias. Por qual crime...?

Aí é que está: o que a comunidade escolar de Araraquara sabe é uma coisa, mas o que consta do processo administrativo movido contra a ex-dirigente é puro tabu. Quando estivemos na SEE em 31 de março, para pedirmos ao novo coordenador da CEI seu posicionamento sobre a questão (Leia o relato de nossa reunião aqui), ele nos disse que conhecia o assunto apenas superficialmente, mas concordou que os processos administrativos são realizados de forma superficial e que fatos como empresas fantasmas e notas frias não são devidamente investigados.

É exatamente disso que se trata: a rede de ensino de Araraquara foi castigada durante dez anos por um gravíssimo esquema de desvio de verbas das APMs de quase todas escolas da região, com farta documentação de notas frias emitidas por empresas fantasmas e a manipulação de pais membros das APMs, induzidos a assinarem cheques em branco e balancetes falsificados. Tudo supostamente orquestrado pela dirigente de ensino, pois seria impossível que milhões e milhões de reais de 50 escolas tenham sido desviados sem o conhecimento da dirigente e dos supervisores. Não faria também algum sentido que a dirigente e os supervisores soubessem do esquema e compactuassem com ele sem obterem qualquer vantagem...
A punição recebida pela ex-dirigente não representa grande prejuízo para ela, nem do ponto de vista moral nem financeiro, pois já está aposentada e bem de vida. Além disso, não estará sujeita ao constrangimento de enfrentar o ambiente de trabalho após a suspensão.

A pergunta que não quer calar é esta: a dirigente foi punida por qual crime?
Pois punida ela foi!
Se for verdade que recebeu parte das verbas desviadas pelas escolas e pela própria diretoria de ensino, essas verbas precisam ser devolvidas!

Bem, vivemos no país da impunidade e já sabemos que aqui a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Apoiada por políticos poderosos, a ex-dirigente de Araraquara recebeu uma pena branda pela manipulação de verbas milionárias. Vamos ver agora o que vai acontecer com os pais de alunos membros das APMs que ingenuamente assinaram cheques em branco ou balancetes falsificados, JÁ QUE TODO ANO PEDIMOS PARA QUE A SEE FAÇA CAMPANHAS DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA APM E DO CONSELHO DE ESCOLA, MAS NADA É FEITO!

Será que só os pais serão punidos??? Com o intuito de esclarecermos essa questão, após a reunião de 31 de março com o coordenador da CEI pedimos à chefia de gabinete do novo Secretário da SEE, Paulo Renato, para agendar uma reunião com pais de alunos da região de Araraquara, que estiveram em São Paulo nos dias 14 e 15 de maio. Nossa solicitação, feita por escrito no dia 07 de maio e recebida pela assessora Irene Morita foi absolutamente ignorada. Ligamos diversas vezes para cobrarmos um retorno, mas fomos apenas informados das "dificuldades de agenda". Duvidamos que o problema tenha sido simplesmente de agenda! Provavelmente a chefia de gabinete achou que o assunto era muito "quente", pois a vinda dos pais a São Paulo coincidiu com a fase final do processo contra a ex-dirigente, e achou por bem não informar ao Paulo Renato nosso pedido de reunião. A última resposta que recebemos da assessora foi de que ela "não havia conseguido encaixar um horário, pois as solicitações de reunião eram enormes"...

Em quem confiar, numa Secretaria onde os pais de alunos, CLIENTES da rede, são tratados com tamanho descaso? Em quem confiar, numa Secretaria que permite a constituição de tribunais de exceção nos Conselhos de Escola para a expulsão de alunos? Em quem confiar, numa Secretaria que permite a venda de uniformes dentro das escolas e a proibição da entrada de alunos não uniformizados? O que esperar de uma Secretaria que permite a cobrança de taxa de carteirinha, taxa de xerox e - cúmulo do absurdo - a realização de bailes funk dentro das próprias escolas (leia aqui)?

O que esperar, Secretário Paulo Renato?

Comentários

Anônimo disse…
Não é so a DE de Araraquara, a DE Sul 3 também tem corrupção e envolve varias escolas .Vargem Grande I, Mario Arminante, Priciliana Duarte de Almeida , Gaivotas, Moraes Prado II,Lucas Roschel Rasquinho,Vargem grande II,
Paulinho,Hilton Reis, Ana Luiza. entre outras estão envolvidas num forte esquema juntamente com o dirigente de ensino e várias supervisoras.Manda a policia investigar pra ver o rombo .
Cremilda disse…
Giulia
Quinta feira vai haver a segunda audiência pública do Projeto Sacanagem do Chalita.
Seria importante que você fosse.
E seria bom que as mães da Imperatriz também fosssem
Ah...e quarta, na Comissão de Educação vai estar o Secretario Alexandre Scheider.Um ótima oportunidade de cobrar do cara a promessa feita...
A audiência é importante a presença de vocês e na quarta também...
cremilda disse…
Então..
Na quarta feira estará o Secretário e na Quinta será a segunda audiência pública do projeto 69
Duas ocasiões importantes para as maes do Imperatriz Dona Amélia
Na primeira muito boa para cobrar públicamente do Secretário e na Segunda para protestar contra o projeto do Chalita.
Anônimo disse…
A mesma punição deve acontecer com a SUL 3 devolver o dinheiro para os cofres publico e botar aquele dirigente e toda sul cúpula no oho da rua .São vários diretores de escola que estão no bolo. Notas fiscais adulteradas com valor de até tres vezes. Deve ser investigado.
Anônimo disse…
tertuliano

o dirigente e supervisores estão prestando esclarecimento na Cogsp sobre irregularidades desta diretoria
a gente tá denunciando essas irregularidades há anos
acho q agora as cabeças da sul 3 vao rolar
Anônimo disse…
gente a sul 3 está sob investigação
ão várias irregularidades e corrupção
acho q agora o dirigente vai cair
ele e sua corja de supervisores
batalhador disse…
É isso aí gente.Estaõ sendo ouvidas as testemunhas da EE David Eugenio dos Santos.A coisa está fervendo , cinco pessoas foram intimadas , mas a procuradora pediu o depoimento do pai q esteve até na ALESP , devido a gravidade das denuncias q a mãe de uma aluna transferida fez.

Os pais pediram o afastamento da Sra diretora , todos foram ouvidos com atenção e o maior destaque foi para os castigos dados aos alunos ( elastico ,paredão)e tbem para as sequelas q a transferencia trouxe para as crianças.

Esperamos q o $$ da APM , cantina , coral e outros tenham q ser devolvidos.

Estamos no aguardo...
Anônimo disse…
Giulia, vc teve retorno do Rubens Mandetta, sobre o processo dos diretores de escola de Araraquara e região. Se ele está acompanhando e é uma pessoa digna, vai querer punição aos diretores de escola e supervisores de ensino corruptos, está na hora de cobrar o retorno dele Giulia porque já está encerrado os depoimentos dos acusados pelos denunciantes e nem nós os denunciantes fomos chamados, será que terão o mesmo destino da Sandra Rossato?
Veja lá Giulia vc tem mais acesso na SEE do que nós aqui que vivemos em estado de conservadorismo politico.
Preciso de noticias.
Sonia Fernandes
Anônimo disse…
Giulia
por acaso vcs estão acompanhando as investigações da Diretoria sul 3?
JORGE disse…
Toda dia eu me pergunto: com essa CRISE DE VALORES aonde iremos chegar? Para onde caminhamos? E o futuro dos nossos filhos, netos? Falta confiança da população em relação a todos os poderes. A “marca” mais citada é a da IMPUNIDADE.
A justiça não dá conta de tantos processos que lá tramitam. Também, como dizem alguns, é lenta e não consegue ser eficiente.
A Polícia Federal até que tem feito a sua parte. O mesmo pode ser dito do Ministério Público. Mas, as respostas que a sociedade tanto deseja praticamente não aparecem. Os casos se multiplicam, aumentam de forma exponencial.
Tem razão o bandido “Marcola”, quando numa entrevista para a revista Veja disse: “ESTAMOS TODOS NO INFERNO”. Na mesma entrevista disse também que os três poderes estão inundados de PESSOAS CORRUPTAS E INCOMPETENTES.

E GOVERNO SERRA É ULTRA INCOMPETENTE QUANDO ABSOLVE UMA CRIMINOSA COMO ESSA SANDRA ROSSATO.
E OS DIRETORES E OS SUPERVISORES DONA GIULIA TAMBÉM VÃO SER ABSOLVIDOS?

JORGE PAULO GONÇALVES
Anônimo disse…
Professor Saraiva,
...e esses supervisores hein?
pra q eles servem afinal..ou...a quem eles servem afinal...
Vão até as escolas...olham o livro ponto...olham os professores e deixam passar os trombadões.
EU ACREDITO NA ALTERNÂNCIA DO PODER AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO
EU ACREDITO Q UMA BOA EDUCAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA É POSSIVEL
Anônimo disse…
PROFESSOR SARAIVA
O NINHO TUCANO PRECISA SER DESFEITO.
O MEIO POLÍTICO ARARAQUARANO ACANHADO IRÁ ESCONDER ESSAS IRREGULARIDADES COMO SEGREDO DE MORTE.
O TUCANATO, E SUA MÍDIA (veja estadão folha globo band etc ), ESTÃO HOJE NUMA LUTA CONTRA SARNEY.
NOSSA SABEDORIA POLÍTICA CONSISTIRÁ EM ALAVANCAR OS ADVERSÁRIOS DE NOSSOS ADVERSÁRIOS. COMO?? A DIVULGAÇÃO DESSE MATERIAL PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS ARARAQUARANAS...SE É Q VCS ME ENTENDEM.

Postagens mais visitadas deste blog

A expulsão é legal?

Escola pública ou particular. Qual a sua opção?...

Respeito ao aluno, 3ª Parte. A expulsão da escola