Já falamos bastante aqui da revista Nova Escola, essa publicação asséptica mas, ainda assim, a melhor em seu gênero, considerando que não existe no país jornalismo crítico e interessado em abrir a caixa preta que é a educação brasileira, principalmente a pública. Este mês, 'sem querer-querendo', a Nova Escola mostra a visão da educação por parte da sociedade brasileira, através de alguns mitos. Vamos aqui comentar aqueles que sempre criticamos, por serem causadores de imensos prejuízos para os alunos e do atraso que mantém o país na ignorância.
Para evitar dúvidas, esclarecemos que apenas os títulos dos tópicos abaixo são mencionados pela revista Nova escola como mitos da educação. OS COMENTÁRIOS SÃO DO EDUCAFÓRUM. Para ler a matéria da Nova Escola sobre os mitos da educação, CLIQUE AQUI.
BuRRocracia em todo o país
Sadismo em todos os níveis
Isso é apuração preliminar???
Na "minha" escola, tomou levou!
Para evitar dúvidas, esclarecemos que apenas os títulos dos tópicos abaixo são mencionados pela revista Nova escola como mitos da educação. OS COMENTÁRIOS SÃO DO EDUCAFÓRUM. Para ler a matéria da Nova Escola sobre os mitos da educação, CLIQUE AQUI.
- Criança pobre não aprende - É muito cômodo, para as classes A e B, difundir esse mito, pois quem gere a educação pública são pessoas dessas classes, enquanto seus próprios filhos estudam na rede particular. Assim, esses gestores se eximem da própria responsabilidade e podem deixar o barco afundar. Ao mesmo tempo, com o sucatamento da rede pública, seus filhos terão menos concorrência na hora de disputar uma vaga na universidade.
- Muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas - Esse mito é um dos grandes causadores de expulsão e evasão de alunos, alvo de intermináveis fofocas nas salas dos professores e principalmente nas reuniões de Conselho de Escola, onde se expõem abertamente as "falhas" das famílias dos alunos e se define o futuro de crianças e adolescentes, empurrando-os para a marginalidade. Como se as famílias dos gestores e demais profissionais da educação fossem um mar de rosas...
- Educação se aprende em casa e cabe à escola apenas ensinar conteúdos - Este mito, repetido exaustivamente por "educadores" e gestores, além de papagueado por toda a mídia, mostra a estreiteza da mente desses profissionais, inclusive dos jornalistas que o divulgam. Com essa desculpa, a escola se permite deseducar os filhos "dos outros", dando-lhes, através de seus profissionais, os péssimos exemplos do descaso, do absenteísmo, da falta de pontualidade, do desprezo pelo trabalho e pela profissão, do uso de um vocabulário chulo e muitas vezes ofensivo.
- A função mais importante da escola é formar cidadãos - O aprendizado da cidadania se dá pelo exemplo e não através de "lições". O aluno que se vê privado do direito de ter uma vaga na escola próxima, de ter aulas todos os dias (e aulas de qualidade!), de ser respeitado por seus professores e demais profissionais da escola, já aprendeu que, no Brasil, cidadania é para poucos. Além disso, enquanto a escola finge "formar cidadãos", ela deixa de se responsabilizar pelo ensino.
- O papel da escola é elevar a autoestima dos alunos - Nossos "educadores" costumam utilizar o antigo hábito de elogiar os "bons alunos" e depreciar as "laranjas podres", acreditando (acreditando?...) que assim incentivam os primeiros a se superarem e os segundos a imitarem os primeiros. Esse é talvez o mito mais jurássico e cretino da nossa escola. Irmão desse mito é o da "Pedagogia do amor", lançado pelo ex-secretário, hoje deputado, Gabriel Chalita. Enganando a sociedade, na suposição de que os alunos de sua rede de ensino estavam sendo tratados com um mínimo de respeito (ou seria "amor"?...), sua gestão foi a campeã da expulsão de alunos e do fechamento de escolas.
- A cópia e a repetição são boas estratégias de ensino - A escola brasileira (não somente a pública!) é tão, mas tão atrasada, que quase não se fala em compreensão, discussão, reflexão. Cabe ao aluno calar a boca, copiar da lousa e decorar. O pior é quando o professor se nega a explicar e a repetir, muitas vezes apagando a lousa antes que o aluno tenha tido tempo de copiar.
- A repetência melhora o desempenho escolar - Estudos já provaram exaustivamente que o aluno não aprende mais, se repetir o mesmo ano com as mesmas aulas de péssima qualidade, baseadas na cópia e na decoreba. No entanto, a repetência é cômoda para os maus profissionais, que largam o aluno para outro colega no ano seguinte, eximindo-se de sua responsabilidade. Esse mito, muito bem divulgado pelas assessorias de imprensa dos ricos sindicatos da "educação" e papagueado pela mídia, continua assim emplacando na sociedade brasileira.
- Sem reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor - Respeito se conquista, não se impõe. Os alunos tendem a não respeitar o professor que também não os respeita, tratando-os como números. Se o professor não faz a avaliação contínua do aluno e não cuida de sua recuperação, espera o quê? "Conquistá-lo" com a ameaça da reprovação?
- Conteúdo dado é conteúdo aprendido - Esse mito é o que mais justifica a omissão e o quessedanismo do mau profissional, que só se dispõe a "dar a matéria", sem se preocupar com o aprendizado dos alunos.
BuRRocracia em todo o país
Sadismo em todos os níveis
Isso é apuração preliminar???
Na "minha" escola, tomou levou!
Comentários
Eu já faço do meu jeito.
QUE MARAVILHOSO, QUE MARAVILHA, QUE COISA ESPETACULAR
Vou colar lá no meu também.
Puxa, sintetizou muito bem o que a gente vem falando exaustivamente.
Pa-ra.béns, com um monte de estrelinha embaixo, nota dez com louvor.
Ninguém vai avaliar o desempenho da professorinha nas escolas?
quem vai demitir a professorinha que é parente das autoridades locais?
Finalmente alguém tira a máscara de anjinho daquele secretário é bonitinho, mas ordinário.
Aquele da pedagogia do afeto, do amor, mas que fechou numa só tacada 300 escolas em São Paulo
Quando você entra no site deles, tem um formulário para preencher: ao responder, ou você se identifica como professor... ou... como professor, rsrs! Não existe outra possibilidade de você se identificar, a não ser que você seja professor, entende? Esse é o público deles e, obviamente, o público que eles querem cativar. O "mau professor" não existe para eles! O dia que eles admitirem isso, vão começar a perder assinantes.
Já cansei de ver educadores criticando as tais HTPC, são as duas horas semanais que o professor ganha para ficar na sala dos professores trocando experiencias.
Isso em foruns, e até em comunidades do Orkut, os educadores ficam de cabelo em pé.
Contam que no horário de HTPC, não se discute programas e nem como melhorar a aula baseado na troca de experiência.
A maioria das vêzes os professores ficam na malfadada sala dos professores, ou falando mal de aluno e de suas famílias, ou contando vantagens, ou falando de novela BBB e outras futilidades.
As boas maneiras que o aluno aprende em casa, ele desaprende na escola com os maus professores que infelizmente são a maioria.
Não sei se podem me ajudar , com algum conselho, procurei uma escola para meu filho Autista com hiperatividade , expliquei toda situação dele para a escola paguei matricula e ele foi somente 01 dia, meio periodo e no outro recebi uma ligação da escola dizendo para ele não ir mais pois precisaria de profissionais mais capacitados.
A escola e particular o proprietario e Secretario da Educação de minha Cidade Apucarana Parana. O caso ja esta na Promotoria Pulblica , procurei um advogado para entrar com Danos Morais mais ele me desanimou acha que perderia , as pessoas que converso dizem que o advogado não quiz pegar o caso pois precisam de favores da Prefeitura .Sera verdade ? Não queria que isso ficasse assim , nem conheceram meu filho direito ...Hoje outra escola esta com ele e sem reclamaçoes.
O que proceder nesses casos ? Tem tanta propaganda de exclusão , esta certo o que fizeram com meu filho?
Vamos aí falar da Reunião de Ontem.
O Mauro escreveu, do jeito dele
Escrevi do meu jeito
Agora falta você..
Vamos ver se consigo no final de semana.