
Independentemente da reportagem da Veja sobre a educação em Xangai, que traz informações importantes e convida a uma boa reflexão, segue o link de uma entrevista de Gustavo Ioschpe para Salomão Schvartzman, onde mais uma vez Gustavo fala claramente da necessidade de "enfrentar o conflito", ou seja, acabar com o domínio da corporação nas escolas, cujo compromisso, infelizmente, está longe de ser com o aluno. Assista ao vídeo da entrevista clicando aqui.
Corajosamente, Gustavo declara que o Brasil comete um crime, pois 51 milhões de pessoas que estão no sistema de educação básica estão sendo enganados. Tomara que outras vozes se juntem à dele, mostrando finalmente que "o rei está nu" e promovendo mudanças na sociedade.
Seguem os links para posts antigos sobre textos de Gustavo Ioschpe, que divulgamos há anos e já inspiraram muitas boas discussões aqui no blog:
O coitadismo do professor
A frescura do multifraturado
É possível educar em casa?
A tensa relação entre família e escola
Comentários
Muito bom, mesmo...
Mas acho que sou do seu time.
InterANTA...
Realmente sinto-me desqualificada, mas para trabalhar com milhões de pessoas que pensam como o senhor Gustavo, especialista em "mediocridade".Fala sério!!!!Aceite o desafio e venha enfrentar meia hora de aula em uma escola, senhor palpiteiro...Não pode generalizar!!!
Sem mais!
Nilda Paiva