Escolinha de 1,99 vende uniforme e exige o uso

Voltamos ao assunto uniforme, esse que é o mais "importante" nas escolas públicas que apresentam os piores índices de qualidade. É o caso da EE Aroldo de Azevedo, em São Paulo, que se organizou de forma "brilhante" para garantir que todos os alunos comprem e usem o uniforme. Muitos pais acreditam que são OBRIGADOS a adquiri-lo, pois pensam que o Conselho de Escola é soberano e que suas decisões podem passar por cima da legislação.

Essa escola bem sabe que está infringindo a Lei Estadual nº 3.913 e o próprio ECA, que garante o acesso à sala de aula para todos os alunos em qualquer situação, mas usa do seu autoritarismo porque pensa que a Secretaria da Educação vai fechar um olho...

Que a SEE é caolha, isso estamos cansados de saber, por isso fazemos questão de lhe emprestar nossos "óculos" e na semana que vem iremos formalizar mais esta denúncia.

A EE Aroldo de Azevedo  se organizou no seguinte ESQUEMA para forçar os pais e alunos a adquirir o uniforme:
  • Até o dia 20 de março é "tolerado" o uso de camiseta sem o novo emblema da escola. 
  • Até o dia 20 de abril é "tolerado" o uso de outra calça que não seja do uniforme.
  • Até o dia 20 de maio é "tolerado" o uso de outro blusão que não seja do uniforme.
Após as datas estipuladas, os alunos que "transgredirem" essa NORMA ILEGAL terão negado o acesso à sala de aula, o que contraria a Constituição e a própria Legislação Estadual. Durma-se com um barulho desses!!

Mais uma vez repetimos que o caso da EE Aroldo de Azevedo não é isolado: MUITAS ESCOLAS PÚBLICAS obrigam os pais a adquirir o uniforme e esse é um dos motivos que mais provocam a evasão de alunos, discriminados e humilhados por ter de "mendigar" algumas peças junto à escola. Tem mais: a confecção e venda do uniforme está quase sempre ligada a casos de corrupção, NUNCA investigados...

Tudo isto só é possível em um país onde o processo democrático ainda não está consolidado!

Leia mais sobre o assunto clicando aqui e veja acima o modelito que o EducaFórum desenvolveu totalmente "di grátis" para as escolas, rs. O de cima é sugerido para o Ensino Médio; o debaixo, para o Ensino Fundamental.

Comentários

Anônimo disse…
você ainda não viu nada

e na EE Maud Sá Miranda Monteiro diretoria sul 2 os alunos são obrigados a usar uniforme e na EE Maria Petronila Diretoria sul 1 os alunos são obrigados a usar uniform dos pés a cabeça
Anônimo disse…
Sugiro que colham mais informações, sou pai de aluno e afirmo que a idéia das camisetas partiu dos alunos, para evitar a entrada de estranhos e melhorar a segurança de todos.Em reuniões coletivas,recebemos
a idéia e todos aceitaram, há muito tempo, não tinhamos tanto esforço em trabalhar, como temos nesta direção, encerrando, ficou certo que, quem não tivesse condições, ganharia a camiseta.
Anônimo disse…
Entendo a indignação de vossas reclamações, no entanto, acredito que o uniforme trata-se não apenas um objeto qualquer e sim a camisa de um time, na qual, nessa situação a instituição de ensino, por isso acredito que a questão do uso dos uniformes não deve ser encarado como uma obrigação, mas sim em prazer de vestir a camisa, assim como temos o prazer de vestir a camisa do Corinthians, Palmeiras, Seleção Brasileira. Deveríamos discutir a gratuidade dos uniformes e não quanto ao seu uso.