Pedagocídio

Nos últimos anos, cansamos de pedir que a Secretaria Estadual da Educação de São Paulo se posicionasse sobre a “utilidade pedagógica” da suspensão e da expulsão de alunos, já que a ilegalidade desses instrumento de punição é absolutamente desprezada. Em vão.

A suspensão é o primeiro passo para a expulsão e essa prática jurássica é comum em 100% das escolas da rede, aliás, de todo o país. Essa é mais uma tarefa que eu pediria para o InepT realizar, se eu tivesse alguma confiança nesse inútil órgão federal: fazer a estatística das escolas públicas que NÃO praticam a suspensão e a expulsão de alunos. Certamente essa percentagem não passa de 1 ou 2%, mas nunca saberemos, pois o Brasil é o país que não deseja suas crianças e jovens pobres dentro da escola, por isso a suspensão e a expulsão são bem-vindas, bem como a internação na ex-Febem/hoje Casa, um campo de concentração onde as torturas só foram diminuídas depois que essa prática “pedagógica” foi denunciada nos tribunais internacionais. Aparentemente, a suspensão e a expulsão de alunos precisarão passar também pelo mesmo processo de denúncia no Exterior, já que a SEE acabou de legitimar essas práticas também “pedagógicas”, como já informamos aqui: http://educaforum.blogspot.com/2008/07/nova-zelndia-aqui.html.

Em um pais onde o aluno já costuma ter 25% de aulas vagas, a tendência à suspensão e à expulsão são sinais muito claros de que ele é persona non grata dentro da escola: escola boa é escola vazia, onde os profissionais podem assim dedicar-se à tão prazerosa manipulação de papel, sem o estorvo do contato humano com crianças e adolescentes oriundos de famílias “desestruturadas”, como os diretores de escola costumam descrever seus alunos nos infindáveis relatórios que apontam os motivos das suspensões e expulsões. Puro pedagocídio.

Em doze anos de governo, a SEE fechou cerca de 300 escolas, inclusive aquela onde meus filhos cursaram o Ensino Médio, a EE Pe. Manoel de Paiva. A mídia nunca deu atenção para esse “fenômeno”, que seria no mínimo um escândalo em qualquer outro país civilizado do mundo. Os pais da EE Lucas Roschel Rasquinho, que têm se manifestado nos comentários deste blog, foram ameaçados de que a escola seria fechada, caso continuassem a divulgar suas denúncias. Esse tipo de terrorismo costuma funcionar no sentido de desanimar a comunidade mais atuante em suas reivindicações. No entanto nem sempre se trata de mero terrorismo, principalmente quando se fala de uma rede que já fechou 300 escolas...

Bem, já que a SEE resolveu finalmente assumir a suspensão e a expulsão de alunos como práticas “pedagógicas”, falta pedir o posicionamento do Conselho Estadual da Educação e do próprio MEC a esse respeito. Em última instância, resta comunicar aos tribunais internacionais a situação calamitosa da exclusão e evasão de alunos das escolas brasileiras, para que os governos estaduais e municipais sejam finalmente responsabilizados pelo enorme desperdício desse material humano.

A figura da ilustração representa a nossa visão do programa “Criança esperança” da Rede Globo, como aliás já comentamos aqui: http://educaforum.blogspot.com/2008/07/ilha-da-fantasia-global.html.

Comentários

Anônimo disse…
Giulia
A resposta está no seu email.
educaforum
De qualquer maneira era para falar do que você acompanhou,nada mais.
Entendi que falaria da Lucas Rosquel, mas se não quiser não tem nenhum problema.
abraço
cremilda
Giulia disse…
Cremilda,

É muito importante amarrar o medo dos pais da Lucas Roschel com o fechamento das escolas. Vamos ver se consigo. Abraço!
Anônimo disse…
Crenilda,
Não é Rosquel é Roschel
Anônimo disse…
ah...tá bom, mas dá no mesmo não dá?
me chamou de Crenilda e não mudou nada eu continuo sendo eu....
Anônimo disse…
Giulia
mas por via das dúvidas eu não vou participar com você
você entra e fala, depois eu entro e falo.
preciso mudar, que a produção quer que eu comente o que você falar, mas agora, acho que nao é conveniente e nem necessário. que voce vai conseguir com certeza que vai , e ainda com um pé nas costas.
Giulia disse…
Então amanhã vou ter que madrugar, rsrs?
Anônimo disse…
Sempre vale a pena.
Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena, até madrugar, rs.rs.
É só do que essa cambada tem medo, que se divulgue as canalhices deles
O rádio tem um público bem diferenciado.Pessoas de todas as classes sociais ouvem rádio.
Só tenho uma preocupação: é ao vivo e sendo assim, sem edição, tenho sempre que tomar cuidado.
Tem fato que eu só não xingo porque nao tem um palavrão do tamanho da minha raiva...
Anônimo disse…
Cremilda foi uma brincadeira,pensei que vc.nao ia perceber o Crenilda rsrsrs....
Anônimo disse…
Aluna disse:
Bom, falando do Lucas Roschel a diretora ameaçou mesmo uma aluna lá , disse que ela era da turminha que estava fazendo de tudo para retirar ela da direção da escola,mas que todos vão ter uma surpresinha muito boa , era so aguardar.
aluna disse, ainda que ela levou para sua sala. Motivo: Ela estava usando uma blusa não adequada para a escola. O coordenador, seu testa de ferro,muito esperto,começou a olhar para a blusa.
A aluna questinou que não tinha dinheiro para comprar outra roupa.
Anônimo disse…
Pode apostar que a Escola Lucas Roschel e a SEE já sabe que você falou delas na rádio hoje.
na semana que vem eu vou falar de novo.
é que é tanta coisa pra reclamar que uma participação diária no programa é muito pouco...
Vou voltar a falar nas escolas que fecharam e vou perguntar para a SEE se é verdade que a Lucas vai fechar também
Se é verdade que vai ser aberta a Diretoria de Ensino sul 4 para acomodar essas professoras que vão ficar sem as escolas para se encostar;
Anônimo disse…
ME PEDIRAM PARA PASSAR
uMA ESCOLA QUE FOI FECHADA É NO COLONIA PAULISTA, OS ALUNOS FORAM PARA A ESCOLA LUCAS ROSCHEL RASQUINHO E A DIRETORA PAGA ONIBUS ,PORQUE A ESCOLA FICA MUITO LONGE DA RESIDENCIA DOS ALUNOS . OS ALUNOS FORAM PARA LÁ NO INICIO DESTE ANO SÃO ALUNOS DE 5ª ATÉ 3º
COLEGIAL.
O LUCAS NÃO VAI FECHAR É MENTIRA DA DIRETORA O LUCAS RECEBEU ALUNOS DE ESCOLA QUE FECHOU.
Giulia disse…
Preciso do nome da escola e do endereço, pode ser? Obrigada!
Anônimo disse…
ESSA ESCOLA FECHOU AS SALAS DE 5ª A 8ª E SEGUNDO GRAU MANHÃ ,CONTINUA COM 1ª A 4ª E MANDOU OS ALUNOS PARA O LUCAS E LÁ NO LUCAS A DIRETORA PAGA ONIBUS MAIS OU MENOS QUATRO A CINCO ONIBUS.
PORQUE A ESCOLA É LONGE UMA DA OUTRA , O NOME DA ESCOLA É BELQUICE
VEJA NA LISTA DAS ESCOLAS DA WWW.DSUL3.COM.BR LÁ TEM TELEFONE E ENDEREÇO. OK.
Giulia disse…
Brigadão, mas tem uma também em Marsilac. Alguém pode informar? Semana que vem vou para a SEE e vou cobrar.
Anônimo disse…
VOU VER AQUI COM O POVO PARA INFORMAR COISAS CERTAS. ATÉ SEXTA TE PASSO,MAS ADIANTO QUE PARECE QUE FOI FECHADA SALAS DE AULA E AS PESSOAS TIVERAM QUE IR PARA LONGE E NÃO ESTÃO CONTENTE.