A questão é profunda e vai muito além do be-a-bá. Ela passa por dois quesitos fundamentais: RESPEITO e COMPROMISSO. Onde esses valores estão presentes, nossas crianças saem não apenas alfabetizadas, mas prontas para prosseguir no caminho do conhecimento. De quebra, elas levam o aprendizado de duas pedras fundamentais do caráter: RESPEITO e COMPROMISSO. Dá para perceber onde queremos chegar? Ninguém ensina apenas a ler e a escrever, sua prática vem carregada dos valores intrínsecos à sua própria personalidade.
Os profissionais da educação que possuem RESPEITO pelo aluno e COMPROMISSO com seu trabalho costumam ser bem sucedidos em sua tarefa, mas tudo vai por água abaixo se no ano seguinte o aluno encontra profissionais sem essas qualidades ou, pior, que detestam a escola e seu trabalho. Profissionais da educação não são apenas os professores, mas principalmente os diretores de escola, coordenadores pedagógicos, supervisores, dirigentes de ensino e secretários da educação.
Se o sistema educacional do país como um todo vai mal, é porque essa hierarquia está viciada e corrupta. Esse é um assunto tabu na política e na mídia! Sempre que o levantamos, lá vêm os sindicatos da "educação" bradar que isso "denigre" a imagem da escola e logo tudo é abafado, até os casos trágicos e absurdos de violência moral, física e sexual contra crianças, que ganham ibope na mídia quando o cenário é outro; na escola, esses assuntos passam batido.
Nos próximos dias vamos falar bastante de um assunto delicado e "esquecido" nos últimos meses: o esquema de desvio de verbas da educação na região de Araraquara, uma das mais ricas do País. Justamente um lugar onde a população tem alto poder aquisitivo e ninguém precisaria roubar dinheiro destinado às salas de aula... Por isso chamamos Araraquara de "a ponta do iceberg", pois trata-se apenas do lugar onde o esquema de corrupção veio à tona. E foi bom ter vindo à tona, pois será a grande oportunidade de dar um exemplo de justiça para todo o país. Exemplo de JUSTIÇA, RESPEITO e COMPROMISSO com a educação. Como pensar que um sistema educacional seja bom apenas por alfabetizar crianças, quando funciona dentro de um esquema corrupto, em que as verbas destinadas às salas de aula são desviadas de forma inconfessável, através de notas fiscais frias e empresas fantasmas?
Daqui para frente vamos falar bastante desse esquema, pois recebemos a excelente notícia de que o "Wally de Araraquara", aquele diretor de escola que sumiu de lá para reaparecer numa escola estadual de São Paulo Capital, foi demitido a bem do serviço público. Vamos levantar esse assunto e levá-lo à Corregedoria da Educação, para que todo o esquema de Araraquara seja profundamente reinvestigado, já que a própria mandante recebeu a pena simbólica de "suspensão durante noventa dias", sendo já aposentada... Parece piada,não é? Uma piada muito parecida com essa que está na moda no país há umas três décadas: "Educação é prioridade", rs.
A quase totalidade das escolas da região de Araraquara esteve envolvida nesse esquema de desvio milionário de verbas durante mais de dez anos, mas até hoje apenas alguns diretores foram punidos. Os supervisores de ensino, que também sabiam do esquema, foram todos inocentados! Os denunciantes do esquema sofreram todo tipo de ameaça, inclusive de morte. Uma pessoa envolvida e que sabia demais sofreu um acidente fatal em circunstâncias estranhas. A esta altura do campeonado, não se pode mais deixar o assunto cair no esquecimento! As verbas roubadas precisam voltar para as salas de aula, a mandante do esquema e os demais envolvidos têm que ser exemplarmente punidos, não em nome da vingança, mas da JUSTIÇA, um dos valores fundamentais na construção do caráter de nossas crianças e adolescentes.
Comentários
buscar a justiça, não a impunidade como querem.
Camila.
e-mail: camilacrisribervalente@hotmail.com
Abraço
Edivan
Alguns homens e mulheres têm força suficiente para resistir e outros não a têm.
Num sistema democrático como o nosso, mais gente tem oportunidade para agir corruptamente à custa do Estado porque há uma dispersão de competências e de meios, que facilitam esse tipo de atitude.
Léo
Estes diretores processados tem certeza da impunidade.
A dirigente de ensino continua recebendo uma farta e gorda aposentadoria e os politicos cada vez mais milionários.
E os conchâvos?
Vamos exigir que esta procuradora faça justiça em relação a estes 22 diretores de ecola e resolvam punir a a dirigente aposentada e os supervisores de ensino deitados em berço esplêndido na diretoria de ensino de Araraquara - SP.
Jéssica Felicia dos Matos
Viviane dos Reis Ricci
Rita Maria Cerpa
Acredito que a era do coronelismo acabou. Alguns ainda ficarão com a marca do cabresto por muito tempo, porém terão que aprender a semear e a plantar seu próprio pasto, ou, então, aprender o caminho da dignidade, da honestidade e da honra.
O povo deu seu grito de liberdade.
A situação dos diretores de escola de Araraquara estão com seus dias contados...
Karen Kenzo Macedo
Com esta situação deve sair o resultado da demissão a bem do serviço público dos 22 diretores de escola processados.
Não adianta esperar as eleições, o escândalo já está escancarado.
e o povo que ver a justiça.
giulia vc fala em corregedoria para sair logo os resultados e não virar pizza?
Margarida Colmbo Maldonato
Claro que tem aqueles q defendem fazer o que?
O que ele fez em seu mandato, nada, só apoiou corruptos MEU POVO! Agora enrriquecer a panelinha e deixar nossa cidade entrar numa lista da cidade com a educação falida e devios de verbas e ainda como uma a população mais miseral….
Por Favor !!!
PARABÉNS POVO FIQUEM DE OLHO NOS PRÓXIMOS PROCESSOS TODOS DEVERÃO SER DEMITIDOS A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO.
Marilene Maia
Marilemaiadra@yahoo.com.br
Vergilio Marangão Rodrigues
Vergiliomarrodrigues@gmail.com
E COM A AJUDA DO POVO DE ARARAQUARA DERRUBAREMOS ESSE DITADOR…
E TODOS OS CORRUPTOS SERÃO PUNIDOS, AGUARDEM DIRETORES DE ESCOLA.
ACABOU A IMPUNIDADE.
ARISTIDES ALVES DA COSTA
aristidesalcosta@hotmail.com
É tanta gente super incompetente, a diregente de ensino é uma copia do Massafera so nao tem barriga tão grande mas anda de calNunca vi tanta gente sem carater como nessa administraçao ça, mas as provas que tanto criticava esta fazendo exatamente igual que falta de criatividade, alias fazia parte da administraçao anterior era supervisora cargo de confiança do governador e agora depois das eleicoes que vergonha, coisa de louco so os pais de alunos que são os culpados dos desvios de verba da educação, será??????? quanta coisa ruim num so lugar, cade as mudanças so mudou de dirigente o endereço continua o mesmo, e ela tbém faz parte do abafa, 'cumpre ordens", pois a incompetencia é muito superior ao passado.
Ah me esquci Adeus Valmir Rodrigues ex diretor da EE. João Silva já vai tarde.
Maria Diva M. Lucaretti Zendron
marilucazendron
Bullying: Epidemia silenciosa O nome é estranho e ainda confunde alguns pais desavisados, mas sua ocorrência é mais comum do que se imagina nas escolas de Araraquara. Em algumas delas, inclusive, está se tornando uma “epidemia silenciosa” – ainda prevalece o péssimo costume de se tentar abafar os casos em vez de assumi-los.
Maura de Araujo