Justiça, não vingança!


Você ouviu alguém falar que "educação é prioridade" no País?rs

Essa é a maior piada dos últimos trinta anos. Vemos nosso sistema educacional degringolar ano a ano e nos conformamos com promessas e esperanças. O último slogan surgido na atual campanha eleitoral é de uma hipocrisia e cinismo insuperáveis: "Fé na educação"... Essa pérola foi lançada pelo pior secretário da educação que São Paulo já teve, alguém que lançou a moda da expulsão de alunos através dos Conselhos de Escola e abafou a medida através de uma suposta "pedagogia do amor"... Fé em que mesmo, sr. candidato?...

Não adianta dizer que existem "boas escolas" ou "bons profissionais"! Trata-se da minoria absoluta e nada garante a continuidade dos bons projetos. A verdade é que o sistema educacional como um todo está falido e não há perspectivas de mudança a curto prazo. Quem continua defendendo a escola da forma como está presta um grande desserviço ao país, não se importando com a grande maioria da população, cujos filhos saem mal alfabetizados e nem sequer podem contar com a ajuda dos próprios pais, por sua vez mal alfabetizados.

Essa é a pura verdade: ninguém se importa com os filhos... dos outros. Para quê? Para aumentar a competição lá na frente e prejudicar seus próprios filhos? Essa visão curta e mesquinha assola a sociedade brasileira que não dá - mesmo - prioridade à educação.

Ninguém mais do que nós, que temos ou tivemos filhos na rede pública de ensino, tem interesse em melhorar o sistema educacional. Mas a equação não é simples, pois tudo inicia com VONTADE POLÍTICA. É muito fácil dizer que "vamos alfabetizar nossas crianças"! Alfabetizar como, senhores candidatos?...

A questão é profunda e vai muito além do be-a-bá. Ela passa por dois quesitos fundamentais: RESPEITO e COMPROMISSO. Onde esses valores estão presentes, nossas crianças saem não apenas alfabetizadas, mas prontas para prosseguir no caminho do conhecimento. De quebra, elas levam o aprendizado de duas pedras fundamentais do caráter: RESPEITO e COMPROMISSO. Dá para perceber onde queremos chegar? Ninguém ensina apenas a ler e a escrever, sua prática vem carregada dos valores intrínsecos à sua própria personalidade.

Os profissionais da educação que possuem RESPEITO pelo aluno e COMPROMISSO com seu trabalho costumam ser bem sucedidos em sua tarefa, mas tudo vai por água abaixo se no ano seguinte o aluno encontra profissionais sem essas qualidades ou, pior, que detestam a escola e seu trabalho. Profissionais da educação não são apenas os professores, mas principalmente os diretores de escola, coordenadores pedagógicos, supervisores, dirigentes de ensino e secretários da educação.

Se o sistema educacional do país como um todo vai mal, é porque essa hierarquia está viciada e corrupta. Esse é um assunto tabu na política e na mídia! Sempre que o levantamos, lá vêm os sindicatos da "educação" bradar que isso "denigre" a imagem da escola e logo tudo é abafado, até os casos trágicos e absurdos de violência moral, física e sexual contra crianças, que ganham ibope na mídia quando o cenário é outro; na escola, esses assuntos passam batido.

Nos próximos dias vamos falar bastante de um assunto delicado e "esquecido" nos últimos meses: o esquema de desvio de verbas da educação na região de Araraquara, uma das mais ricas do País. Justamente um lugar onde a população tem alto poder aquisitivo e ninguém precisaria roubar dinheiro destinado às salas de aula... Por isso chamamos Araraquara de "a ponta do iceberg", pois trata-se apenas do lugar onde o esquema de corrupção veio à tona. E foi bom ter vindo à tona, pois será a grande oportunidade de dar um exemplo de justiça para todo o país. Exemplo de JUSTIÇA, RESPEITO e COMPROMISSO com a educação. Como pensar que um sistema educacional seja bom apenas por alfabetizar crianças, quando funciona dentro de um esquema corrupto, em que as verbas destinadas às salas de aula são desviadas de forma inconfessável, através de notas fiscais frias e empresas fantasmas?

Daqui para frente vamos falar bastante desse esquema, pois recebemos a excelente notícia de que o "Wally de Araraquara", aquele diretor de escola que sumiu de lá para reaparecer numa escola estadual de São Paulo Capital, foi demitido a bem do serviço público. Vamos levantar esse assunto e levá-lo à Corregedoria da Educação, para que todo o esquema de Araraquara seja profundamente reinvestigado, já que a própria mandante recebeu a pena simbólica de "suspensão durante noventa dias", sendo já aposentada... Parece piada,não é? Uma piada muito parecida com essa que está na moda no país há umas três décadas: "Educação é prioridade", rs.

A quase totalidade das escolas da região de Araraquara esteve envolvida nesse esquema de desvio milionário de verbas durante mais de dez anos, mas até hoje apenas alguns diretores foram punidos. Os supervisores de ensino, que também sabiam do esquema, foram todos inocentados! Os denunciantes do esquema sofreram todo tipo de ameaça, inclusive de morte. Uma pessoa envolvida e que sabia demais sofreu um acidente fatal em circunstâncias estranhas. A esta altura do campeonado, não se pode mais deixar o assunto cair no esquecimento! As verbas roubadas precisam voltar para as salas de aula, a mandante do esquema e os demais envolvidos têm que ser exemplarmente punidos, não em nome da vingança, mas da JUSTIÇA, um dos valores fundamentais na construção do caráter de nossas crianças e adolescentes.

Comentários

Camila disse…
Giulia, estou com vc e vou ajudar na divulgação desta máfia e corrupção.
buscar a justiça, não a impunidade como querem.
Camila.
e-mail: camilacrisribervalente@hotmail.com
Edivan disse…
A questão da corrupção vai muito além do seu texto, amigo, filosófica e históricamente, sou maquiavélico em relação a politica, não no sentido pejorativo, mas acredito que os fins justifiquem SIM os meios. Concordo, vamos fazer algo, o Brasil ainda dá! Vamos assistir menos televisão e pensar mais. Uma nova revolução? Aos poucos? Não sei como vai ser, mas boto fé. Parabéns pelo texto.
Abraço
Edivan
Gabriela disse…
Aldous Huxley já dizia que a corrupção está implantada na natureza humana desde o princípio e que é tudo uma questão de resistência a essa tendência.
Alguns homens e mulheres têm força suficiente para resistir e outros não a têm.
Num sistema democrático como o nosso, mais gente tem oportunidade para agir corruptamente à custa do Estado porque há uma dispersão de competências e de meios, que facilitam esse tipo de atitude.
Leonardo disse…
Já sugeri ao Ministro da Justiça, que se construa Presidios de segurança máxima para politicos corruptos, diretores de escola e supervisores de ensino devido roubarem a esperança das pessoas, o leite das crianças, os livros, o dinheiro dos remédios, a aposentadoria de quem percebe + de 1 SM, muitos fundam verdadeiras capitanias hereditárias Justiça rápida e eficaz, colocando-os na Prisão Politica , colocar os bens à Leilão, há que doer no bolso desta corja, só preto e pobre vai p/ cadeia no Brasil, por que????, até o mom. JUSTIÇA JÁ!!!.
Léo
Jéssica disse…
Infelizmente, apesar de ser uma verdade que dói, podemos afirmar sem medo que tudo isso é puro reflexo da sociedade. Os valores éticos e morais tornaram-se relativos, a verdade tornou-se relativa, enquanto a corrupção torna-se cada vez mais absoluta. Quando não é a falta de valores, são os valores imbuídos de interesses pessoais ou de grupos.
Estes diretores processados tem certeza da impunidade.
A dirigente de ensino continua recebendo uma farta e gorda aposentadoria e os politicos cada vez mais milionários.
E os conchâvos?
Vamos exigir que esta procuradora faça justiça em relação a estes 22 diretores de ecola e resolvam punir a a dirigente aposentada e os supervisores de ensino deitados em berço esplêndido na diretoria de ensino de Araraquara - SP.
Jéssica Felicia dos Matos
Viviane disse…
Gente, isso é inacreditavel, tenho que concordar com o chega abaixo. Este povo tem a memoria curta, nao estão vendo que estes ladrãos só querem terminar de afundar a educação em São Paulo.
Viviane dos Reis Ricci
Rita Maria Cerpa disse…
Calma… ainda é capaz dele ganhar eleição deputado e o povo da memória curta! Ainda faltam muitos… façam uma lavagem na diretoria de ensino de araraquara. Está cheia de comparsas do deputado e da dirigente , todos blindados por uma imunidade parlamentar conferida a estes pelo curral eleitoral construido por eles próprios. Acorda, São Paulo e Araraquara! Caiam na real!
Rita Maria Cerpa
Karen disse…
Como cidadã desta cidade, fico feliz, pois é palpável, a concreta a corrupção e a falta de decoro do nosso governador e de muitos que o rodeiam. Uma cidade rica como a nossa, virou favela. Só não vê isto, aqueles poucos que estão há anos sendo beneficiados pela corrupção. O povo desta cidade está sem saúde, sem escola, sem saneamento básico, sem dignidade. Porém, soube dar seu grito de liberdade aos alunos da EE João Silva, apesar da máquina da secretaria da educação ter trabalhado a favor deste diretor desumano mas mesmo assim ele foi derrotado esmagadoramente. Quem ainda tiver coragem de defender a atual administração, é porque, com certeza, também está sendo beneficiado pela corrupção.
Acredito que a era do coronelismo acabou. Alguns ainda ficarão com a marca do cabresto por muito tempo, porém terão que aprender a semear e a plantar seu próprio pasto, ou, então, aprender o caminho da dignidade, da honestidade e da honra.
O povo deu seu grito de liberdade.
A situação dos diretores de escola de Araraquara estão com seus dias contados...
Karen Kenzo Macedo
Margarida disse…
Nossa nunca imagina tais ações sobre as iregularidades imaginaveis cabiveis sobre esta gestão, ainda bem que o povo acordou para nova realidade e que dinheiro nenhum irá comprar mais o direito de cada um dos eleitores.
Com esta situação deve sair o resultado da demissão a bem do serviço público dos 22 diretores de escola processados.
Não adianta esperar as eleições, o escândalo já está escancarado.
e o povo que ver a justiça.
giulia vc fala em corregedoria para sair logo os resultados e não virar pizza?
Margarida Colmbo Maldonato
Marilene disse…
O dia tão esperado esperado está chegando o dia da eleição deputado que ficará marcado pela postura autoritária e intransigente, e sempre seu nome estará ligado ao da ex dirigente aposentada o povo depositou sua revolta contra esse deputado que comandou do jeito mais porco a nossa tão debilitada educação.
Claro que tem aqueles q defendem fazer o que?
O que ele fez em seu mandato, nada, só apoiou corruptos MEU POVO! Agora enrriquecer a panelinha e deixar nossa cidade entrar numa lista da cidade com a educação falida e devios de verbas e ainda como uma a população mais miseral….
Por Favor !!!
PARABÉNS POVO FIQUEM DE OLHO NOS PRÓXIMOS PROCESSOS TODOS DEVERÃO SER DEMITIDOS A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO.
Marilene Maia
Marilemaiadra@yahoo.com.br
Vergilio disse…
Sua a hora Valmir Rodrigues, dep Massafera ate que enfim chegou não compram mais a população, o povo cansou de ver tanta enbanjação, tanta roubalheira,tanta injustiça com a nossa população pensaram que dando dinheiro o povo iria se vender, agora o povo soube e pode dar o grito de liberdade a panela furou, a mafia vai sumir, será que agora a secretaria da educação vai levar as vassouras os rodos para sua casa aqui se faz aqui se paga Deus tarda mais não falha a justiça divina não falha, nunca pise nos outros pensando que o seu dia não virá, Obrigado população amada, obrigada Giulia, Cremilda, Glauco por porem suas vidas em risco para poder derrubar a mafia e obrigado Ministério público e fez seu trabalho como deveria sempre ser feito .
Vergilio Marangão Rodrigues
Vergiliomarrodrigues@gmail.com
Aristides disse…
O FIM DA DITADURA CHEGOU EM ARARAQUARA, ISTO MESMO O QUE NÓS VIVIAMOS AQUI ERA UMA VERDADEIRA DITADURA COMPRADA, IMPOSTA PELO DEPUTADO ROBERTO MASSAFERA, IMPEDINDO, COMPRANDO TODOS QUE AMEAÇAVAM O SEU PODER, QUANDO ALGUEM SE CANDIDATAVA CONTRA, ELE IA LA E A CUSTAS DE MUITO DINHEIRO COMPRAVA ESTE CIDADÃO, MAS ATE QUE EM FIM OS DIAS DE GLÓRIA DELE ACABOU, FOI DESMASCARADO, CAIU NO DESCRÉDITO DEPOIS QUE LIVROU A CARA DA SANDRA ROSSATO, EX DIRIGENTE.
E COM A AJUDA DO POVO DE ARARAQUARA DERRUBAREMOS ESSE DITADOR…
E TODOS OS CORRUPTOS SERÃO PUNIDOS, AGUARDEM DIRETORES DE ESCOLA.
ACABOU A IMPUNIDADE.
ARISTIDES ALVES DA COSTA
aristidesalcosta@hotmail.com
Maria Diva disse…
Nunca vi tanta gente sem carater como nessa administraçao,do PSDB em SP, a começar pelos diretores de escola de Araraquara, supervisores e dirigente, e até um deputado milionário.
É tanta gente super incompetente, a diregente de ensino é uma copia do Massafera so nao tem barriga tão grande mas anda de calNunca vi tanta gente sem carater como nessa administraçao ça, mas as provas que tanto criticava esta fazendo exatamente igual que falta de criatividade, alias fazia parte da administraçao anterior era supervisora cargo de confiança do governador e agora depois das eleicoes que vergonha, coisa de louco so os pais de alunos que são os culpados dos desvios de verba da educação, será??????? quanta coisa ruim num so lugar, cade as mudanças so mudou de dirigente o endereço continua o mesmo, e ela tbém faz parte do abafa, 'cumpre ordens", pois a incompetencia é muito superior ao passado.
Ah me esquci Adeus Valmir Rodrigues ex diretor da EE. João Silva já vai tarde.
Maria Diva M. Lucaretti Zendron
marilucazendron
Maura disse…
Comportamento

Bullying: Epidemia silenciosa O nome é estranho e ainda confunde alguns pais desavisados, mas sua ocorrência é mais comum do que se imagina nas escolas de Araraquara. Em algumas delas, inclusive, está se tornando uma “epidemia silenciosa” – ainda prevalece o péssimo costume de se tentar abafar os casos em vez de assumi-los.
Maura de Araujo