Do que serão capazes?...


Quem nos segue há pelo menos três anos pôde acompanhar a saga da EE Lucas Roschel Rasquinho, uma escola da extrema periferia de São Paulo, castigada por um corpo "docente" relapso e descompromissado com o aluno, esse "pivete" culpado pelo fracasso da escola. Na mesma região, que pertence à Diretoria de Ensino Sul 3, outras unidades passam pela mesma situação: diretores competentes e bem intencionados sofrem ameaças e calúnias de extrema gravidade, até pedirem demissão ou serem afastados pelas manobras da banda podre que domina essas escolas. Em outra unidade da região, a EE Joaquim Álvares Cruz, a diretora foi ameaçada de morte pela corja que domina a escola, até pedir afastamento uma semana antes de saber que seu projeto de gestão havia sido indicado ao prêmio Mais Educação, do governo federal.

As manobras que levaram ao afastamento dessas boas profissionais são sórdidas e mostram a má fé dos supervisores e do dirigente de ensino, que poderiam evitar esse prejuízo para os alunos da região.

A diretora da EE Lucas Roschel Rasquinho sofreu uma "apuração" baseada em calúnias e mentiras do mais baixo nível, feitas de forma anônima por professores da escola. Antes ainda da divulgação do relatório final, essa diretora foi sumariamente demitida. Só mesmo um dirigente compromissado com a banda podre levaria para apuração uma denúncia anônima com palavras de baixo calão e inúmeros erros de português, redigida por "educadores" que não tiveram a coragem de se identificar. A seguir, alguns trechos da "denúncia":

PEDIMOS PROVIDÊNCIA URGENTISSIMA NO AFASTAMENTO DA DIRETORA QUE AGRIDE PROFESSORES, ALUNOS E COMUNIDADE DE FORMA VERBAL E FÍSICA, COMETE RACISMO E HUMILHAÇÕES.

ESSA DIRETORA É LADRA, INCOMPETENTE, INCAPAZ, INTERESSADA APENAS EM LEVAR A SUA PARTE, QUE SÃO 40% DO TOTAL DAS VERBAS.

BATE NOS ALUNOS QUE NÃO GOSTA, PRINCIPALMENTE ALUNO DA 7ª SERIE, CHAMA A MÃE NA ESCOLA, FALA QUE SEU FILHO É ANIMAL E NÃO PRESTA, FAZ GESTOS OBSCENOS E FALA PALAVRÃO.

DIZ AOS ALUNOS PARA NÃO ASSISTIREM AULA, QUE NÃO TEM IMPORTÃNCIA, QUE SERÃO PROMOVIDOS DO MESMO JEITO. NÓS SOMOS EDUCADORES E NÃO PODEMOS PASSAR POR ESSA HUMILHAÇÃO. URGÊNCIA URGENTISSIMA AFASTAR ESSA DIRETORA!

PASSA A MÃO NA CABEÇA DE ALUNO VAGABUNDO E AGREDE OS PROFESSORES, PRINCIPALMENTE LUANA, MARCIO, MARINA, JANAÍNA, MEIRE. FALA QUE VAI SUBSTITUIR A VICE E OS COORDENADORES. SE FOREM DESPEDIDOS VAMOS PARAR TUDO E CRUZAR OS BRAÇOS ATÉ A VOLTA DOS MESMOS!!

SAEM CAIXAS FECHADAS DE MATERIAL PEDAGÓGICO, DE LIMPEZA E MERENDA ESCOLAR NO CARRO DELA, DÁ CESTAS BÁSICA PARA O PESSOAL DA LIMPEZA E PARA O BAZAR DE UMA FUNCIONÁRIA QUE REVENDE ESSE MATERIAL.

FAZ FESTA DE ANIVERSÁRIO PARA FAMÍLIA DE FUNCIONÁRIA DENTRO DA ESCOLA, UMA SACANAGEM!

RECEBE PEDÁGIO DE 40% DE CADA COMPRA QUE FAZ COM VERBA DA ESCOLA, PODEMOS COMPROVAR CARA A CARA!

AUTORIZA VENDA DE DROGAS NA ESCOLA E LEVA PERCENTAGEM! PERMITE QUE ALUNOS TRANZAM NO BANHEIRO. CASO A COGSP NÃO TOME PROVIDÊNCIA IREMOS A PROMOTORIA E ATÉ BRASÍLIA FALAR COM LULA QUE CUIDA PELOS POBRES, NÃO É COMO JOSÉ SERRA QUE SE ESQUECE DE ADMINISTRAR SÃO PAULO.

ROUBOU O LUGAR DO GESTOR ADALBERTO QUE FAZIA ESCOLA DA FAMILIA. LEVA ALUNOS PARA SUA SALA POR 2 OU 3 HORAS, PARA SEDUZIR E FAZER LAVAGEM CEREBRAL. OS ALUNOS SAEM DE LÁ E FALAM QUE OS PROFESSORES SÃO BOSTA. INCENTIVA A VIOLÊNCIA DENTRO DA ESCOLA.

ELA FALA QUE DÁ PRESENTES CARÍSSIMOS PARA O DIRIGENTE E A SUPERVISORA E PAGA POR MES PRA FICAR NO CARGO DURANTE 3 ANOS, DEPOIS FODAM-SE... AMEAÇA QUE É PARENTE E AMIGA DA POLICIA FEDERAL PERSEGUE E AMEAÇA NOSSOS FILHOS.

PEDIU PRA FAZER ABAIXO ASSINADO A FAVOR DELA E PAGOU 1 LITRO DE LEITE PARA CADA UM QUE ASSINOU.

QUEREMOS ELA FORA DA ESCOLA E SUBSTITUIDA PELA VICE DIRETORA MARIA, ESSA É A SALVAÇÃO DA ESCOLA! SE ELA VOLTAR DIA 08/09/10 NÃO PONHA OS PÉS, ESTAMOS FURIOSOS, CUIDADO, É UMA MULTIDÃO!

PEDIMOS PARA A COGSP BANIR ESSA DIRETORA DE TODAS AS ESCOLAS DE SÃO PAULO E DO BRASIL.

Assinado: A COMUNIDADE ESCOLAR NO GERAL
23 de agosto de 2010


Já vomitou?... Pois é, eu passei mal ao ler essa "denúncia", de um modo geral bem mais extensa e com vocabulário muito mais chulo do que os trechos que copiei. Me pergunto como é que um dirigente recebe um "documento" anônimo como esse e perde 3 meses para "apurar"... absolutamente nada! Até a vice-diretora, que é apontada pelos "denunciantes" como SALVAÇÃO, afirma em seu depoimento que NEM A ESCOLA NEM A DIRETORA MERECIAM VIVENCIAR ESSA VERGONHA E QUE TUDO NÃO PASSOU DE INTRIGA!

Ninguém, absolutamente ninguém dos chamados a depor na apuração, apareceu para COMPROVAR CARA A CARA que a diretora era LADRA e embolsava 40% das verbas da escola. Muito menos apareceu alguém para afirmar que a diretora AUTORIZAVA VENDA DE DROGAS NA ESCOLA E LEVAVA PERCENTAGEM. AGRESSÕES FÍSICAS?! Ninguém testemunhou isso. Gente, que calúnias graves!!!

Quanto às CAIXAS FECHADAS DE MATERIAL PEDAGÓGICO, DE LIMPEZA E MERENDA ESCOLAR QUE CARREGAVA NO CARRO DELA, todos os depoentes desmentiram que viram isso, MENOS adivinha quem?... Aquele coordenador "pedagógico" que disse para um aluno, com os pés sobre a mesa, que ele seria retido por causa das faltas de um tal professor que "ia muito para Brasília"... Lembra dessa história, contada pelo pai desse mesmo aluno na reunião de 26/11 na COGSP e que atribuiu as mazelas da escola à IRRESPONSABILIDADE DOS PROFESSORES e não à diretora??

Aliás, o que se leu nos depoimentos dessa apuração foi que os professores DORMIAM EM SALA DE AULA, JOGAVAM BARALHO, OS INSPETORES FICAVAM NO ORKUT E NO TELEFONE TRATANDO DE ASSUNTOS PARTICULARES, DE FORMA QUE NINGUÉM CONSEGUIA LIGAR PARA A ESCOLA.

Leu-se também QUE A ESCOLA FICOU PRATICAMENTE SEM AULAS DURANTE 3 MESES DURANTE O AFASTAMENTO DA DIRETORA E QUE OS PROFESSORES FAZIAM REUNIÕES DIRETO EM HORÁRIO DE AULA COM A APEOESP PARA DERRUBÁ-LA DEFINITIVAMENTE, AMEAÇANDO OCORRER COISA SÉRIA SE ELA VOLTASSE.

Belíssimo, o depoimento da própria diretora, rebatendo uma a uma todas as calúnias e perguntando: CHAMAR OS PROFESSORES À RESPONSABILIDADE SERIA POR ACASO ASSÉDIO MORAL? Ela declarou que não ameaçava demitir ninguém: DEMITIA MESMO, SE NÃO DEMONSTRASSE PONTUALIDADE, ASSIDUIDADE E COMPROMISSO COM O ALUNO. No final, ela lança uma pergunta que vale um minuto de silêncio:

SE ESSES PROFESSORES FORAM CAPAZES DE AFASTAR UM DIRETOR, DO QUE SERÃO CAPAZES EM SALA DE AULA, COM OS ALUNOS?...

Finalizando, mais uma vez declaramos que nosso interesse não é defender diretor ou profissional do ensino, mas lutar por uma escola boa PARA O ALUNO. Isso passa também pelo apoio aos bons profissionais, os verdadeiros educadores, cada vez mais raros na rede pública, contaminada por gente corrupta em todos os escalões, a ponto de permitir o domínio das escolas por indivíduos sem escrúpulos.

Comentários

Glória disse…
Que tristeza, meu Deus! Até quando? Desde o meu tempo, já via essas falcatruas e não tínhamos a quem recorrer. Quando eu tentava denunciar, era chamada de baderneira.
Irineu disse…
Giulia,

A Apuração foi feita por VOCÊ!!!

O Dirigente fechou os olhos!
As supervisoras demonstraram que são monstros da educação e sao imcompetentes.
A vice diretora, queridinha dos psores declarou q a diretora sofreu injustiças.
O Adalberto, cujo nome correto é ALberto,(quem o chama de ADALBERTO é a VICE Diretora Maria) será que foi ela quem fez a denúncia anônima??hummm...

Não existe assinatura de ninguém nessa denúncia!
Chego a acreditar q foi melhor essa diretora ter ido pra outra escola, essa comunidade de psores não a merece.Esse lixo de diretoria poderia ter mudado esse quadro dantesco.

PARABÉNS Giulia agora a apuração foi concluída.
Giulia disse…
Glória, é uma vergonha! Então qualquer um pode fazer denúncia anônima em nome da "COMUNIDADE EM GERAL" e declarar que o diretor ou qualquer outro profissional da escola é traficante, corrupto, bate nos alunos etc.??? Calúnias como essas se desmascaram numa única reunião na escola ou na diretoria de ensino. Que dirigente é esse que acolhe tanta difamação e aciona um batalhão de supervisores para depois constatar que nada procede??? Reparou que a "denúncia" anônima é de agosto, ou seja, do início do segundo semestre??? Em vez de reunir os baderneiros e acabar de vez com essas calúnias, esse dirigente mandou a diretora de licença prêmio "até baixar a poeira"... Que poeira iria baixar??? Está claro que ele queria a cabeça da diretora, junto com a APEOESP, mas não podia demiti-la baseado em denúncia anônima. Durante a ausência forçada da diretora, a escola foi depredada, os professores ficaram vagabundeando, jogando baralho em sala de aula e continuando suas intrigas, como declararam os depoentes da apuração. Um semestre perdido para os alunos, que acabaram abandonando a escola!!! O ponto alto dessas intrigas foi a manifestação da Apeoesp em frente à escola, registrada no youtube!
victorzazuela disse…
Pessoal, a SEE está tomada por "profissionais" descompromissados que torcem contra a educação. O Estado também está descompromissado.
Salve-se quem puder...
cremilda disse…
Giulia
Mas tudo isso tem que ser levado ao conhecimento da Corregedoria Geral da Administração.
O presidente é da confiança do Alckimin, e tem que saber o que o seu antecessor fez.
Tem que saber como são feitas as apurações preliminares.
Tem que saber com está atuando a recentemente criada Corregedoria Setorial de Educação.
Segundo me informou o papagaio, a diretora da Lucas falta toda semana e diz que está na Sul 3
Então acho que ela deve trabalhar na Sul 3
Ou então a Sul 3 é um álibe para ela....
As duas situações tem que serem investigadas também, que nem começaram as aulas e ela já passa mais tempo na Sul 3, imagina quando tiver aula e muito trabalho, aí é que ela vai correr da raia mesmo
Giulia disse…
Cremilda, estou preparando o documento para a Corregedoria Geral e te passo amanhã. Quanto ao álibi das diretoras, sempre foi a diretoria de ensino, rsrsrs... Elas sempre "estão lá"!
Giulia disse…
Irineu, essa diretoria é um lixo mesmo!!! Aliás, eu chamo as diretorias de ensino em geral de LATAS DO LIXO DA EDUCAÇÃO, essa Sul 3 é o símbolo perfeito.
irineu disse…
victor zazuela, concordo com vc. q sistema educacional é esse q foi feito para andar pra trás? parece filme esse caso da lucas! oq fazem com ser humano? pobre diretora.