São Paulo de secretário novo: boa sorte, alunos!!


Este blog é - com muita honra - um dos poucos meios de comunicação (yes, nóis é mídia, rs!) que há anos alertam para as mazelas da reprovação escolar. São inúmeros os posts que já publicamos sobre o assunto, tanto que fica difícil escolher apenas alguns. Quem tiver interesse no assunto, pode ir consultando os arquivos do blog, desde 2005.

Além disso, meus 3 (três!) filhos foram alfabetizados durante a esplêndida gestão de Paulo Freire/Mário Sérgio Cortella na prefeitura de São Paulo, quando a PROGRESSÃO CONTINUADA foi implantada pela primeira e única vez em terra brasileira. Escrevi progressão continuada em letras garrafais para provocar o novo secretário estadual da educação, que já deu seu primeiro passo em falso, ao declarar que vai mudar o nome do programa. Sim, PROGRAMA!

Como também já cansamos de falar, a Progressão Continuada é um programa que se resume em uma simples equação:

PROGRESSÃO CONTINUADA = AVALIAÇÃO CONTÍNUA + RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

Ao declarar que quer mudar o nome do programa porque é rejeitado pela sociedade, o novo secretário aparenta ser mais um político preocupado com a forma e não com o conteúdo, bem dentro da moda ditada pelos marqueteiros...

A progressão continuada tornou-se "aprovação automática" no Estado de São Paulo por nunca ter sido implantada enquanto PROGRAMA. Na verdade, a expressão progressão continuada é que nunca deveria ter sido usada na rede estadual de São Paulo, que conseguiu a extraordinária façanha de estropiar a equação, chegando ao seguinte resultado:

APROVAÇÃO AUTOMÁTICA = AVALIAÇÃO ZERO + RECUPERAÇÃO ZERO

Vamos ver quais serão os próximos passos do novo secretário a esse respeito. Não adianta colocar o carro na frente dos bois, pois a secretaria estadual da educação tem problemas ainda mais sérios do que a qualidade do ensino, como sempre colocamos aqui:

A corrupção na rede de ensino, cujo maior exemplo é a diretoria de ensino de Araraquara.

A questão dos "alunos-fantasmas" e a aula vaga, que solapa aos alunos 30% das aulas devidas.

A evasão e a expulsão de alunos do Ensino Médio, "legitimada" através de Conselhos de Escola manipulados pelos maus diretores.

A expulsão dos bons profissionais da rede, arquitetada pela "banda podre" dos profissionais relapsos e pela APEOESP.

Boa sorte, secretário! Boa sorte, alunos!!!

Um alerta, sr. secretário: V.Sa. declarou que vai fazer reuniões em todas as diretorias de ensino. Cuidado para não cair no papo dos dirigentes! Saiba que as diretorias de ensino são Latas de lixo da educação! Não acredite que os supervisores realmente visitam as escolas para orientar e fiscalizar! Não acredite que os dirigentes se dignam a tirar a bunda da cadeira para visitar qualquer escola e saber o que acontece lá dentro!!!

O único conselho que podemos lhe dar é o seguinte: VISITE AS ESCOLAS à paisana! Faça BLITZE! Pegue um taxi e apareça uma vez por semana em escolas de diretorias diferentes. Se realmente estiver com vontade de mudar alguma coisa, esse é o caminho do diagnóstico.

Ah, secretário, eu ia esquecendo: antes da sua nomeação, no dia 2 de dezembro, estivemos na COGSP e deixamos algumas propostas para a SEE. Quem sabe, V.Sa. tenha algum interesse na opinião dos pais de alunos...

Comentários

Glória disse…
Ah, minha querida amiga, quanto otimismo!!! Sabe quem indicou o novo secretário? Gabriel Chalita. Aliás, li no jornal que ele está com a bola toda com o novo governador, indicando quem ele quer. E o governador diz Amém.
VÍCTOR ZAZUELA disse…
Novo Secretário. Velhos paradigmas. Tudo como dantes no quartel...
cremilda disse…
Acho que o problema é mesmo essa onde do SEE nos empurrar para a COGESP.
Se o Coordenador da Cogesp não tem poder de decisão, por maior boa vontade que tenha, não adianta mais reuniões com ele.
Quem tem boca não manda os outros assoprarem
Nós temos boca, e podemos falar o que queremos para o Secretário.
Ele tem ouvidos, e não precisa da COGESP para ouvir.
Tantas reuniões perdidas na Cogesp para a Banda Podre tomar conta da Lucas Rochel Rasquinho como queriam....
Se era a Apeoesp que ia escolher a diretora, o vice e o Coordenador ia ficar o afilhado da Rose Newbauer, se a banda podre ia continuar colocando aluno fora da sala de aula, se ia continuar fazendo rodinhas nos corredores e dando aula medíocre, então para que a gente perdeu tempo atendendo essas reuniões ?
Giulia disse…
Querida Glória, você achou o post otimista??? Tô me achando tão pessimista, rsrs...