Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2015

Consultas? Por e-mail, não por comentários!

Imagem
Pedimos de novo, encarecidamente, que não façam mais consultas através de comentários, enviem e-mail para educaforum@hotmail.com Algumas páginas do blog estão tão lotadas de comentários que não é possível responder a todos, principalmente os posts sobre legislação, os que tratam de expulsão de alunos e assédio moral.
A maioria dos comentários nessas páginas tivemos que simplesmente apagar, pela impossibilidade de responder. Se você precisa de uma orientação e pedir através de comentário, sua solicitação não será respondida. Se for por e-mail, respondemos rapidinho. Contamos com a colaboração de todos e mais uma vez agradecemos!

Expulsar o aluno... ou a escola?

Imagem
Mais uma expulsão de aluno na rede estadual de São Paulo, desta vez dupla. Trata-se de um único aluno, mas que foi expulso de uma escola no ano passado e está ameaçado de expulsão na escola atual.
Leia, ao pé da página, o depoimento do aluno, que levaremos pessoalmente à Secretaria da Educação, apenas aguardamos o agendamento com a subsecretária, Profª Raquel.
Nossa estratégia de "salvação" para alunos expulsos é a seguinte: informamos aos pais todas as dicas sobre a legislação, recomendamos que procurem todas as autoridades (mais ou menos) competentes, sejam a Diretoria de Ensino, a Secretaria da Educação, o Conselho Tutelar, o Ministério Público etc. Pretendemos com isso que eles andem com as próprias pernas, reivindicando o direito líquido e certo de seus filhos ao "acesso e permanência numa escola próxima de sua casa", garantido a todos os alunos pela Constituição Federal e pelo ECA. Algumas vezes os pais obtêm sucesso, mas, quando não conseguem e voltam a nos…

Escola estadual de São Paulo: tolerância zero!

Imagem
Desde o início do ano chovem reclamações de pais e alunos sobre a intolerância aos atrasos de alunos, que geralmente permitiam 10 minutos após o fechamento do portão. Cada vez mais, os alunos são barrados na entrada, até mesmo na hora em que toca o sinal. Entrar na segunda aula? Nem pensar!
Isso não tem nada a ver com a tentativa de "disciplinar" os alunos, trata-se mesmo de intolerância e do desejo de que as escolas fiquem cada vez mais vazias, como já denunciamos no post A escola intolerante, autoritária e excludente.
Para variar, a campeã nacional é a rede paulista, que porém tem "a seu favor" o fato de ser a maior do país... (não custa dar uma colher de chá! rs). Segue denúncia de pais de alunos da EE Maria Leoni, em Guarulhos, que acabamos de encaminhar à Ouvidoria da Educação, com cópia para a Central de Atendimento da SEE, resguardando, é claro, a identidade dos pais que nos enviaram a mensagem, para evitar as infalíveis perseguições e represálias.
Na escola…