Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março, 2015

Rubem Alves tinha razão?

Já dizia Rubem Alves que os professores quase não olhavam para as crianças, o que ficava patente porque eles nunca falavam de seus alunos, a não ser de forma negativa...

De fato, a coisa mais rara é ouvir ou ler algum depoimento de professor (incluindo todos que se dizem "educadores", como os coordenadores, diretores de escola e demais profissionais da educação) falando positivamente sobre algum de seus alunos. Quando eles falam, trata-se geralmente de queixas, tanto que nas salas dos professores, seja na rede pública ou na particular, o aluno costuma ser considerado um estorvo (confirmado por profissionais que não aguentaram permanecer na profissão e abandonaram a rede).
A  Exame.com publicou uma notícia que provavelmente confirmaria a visão de Rubem Alves, se o assunto já não tivesse sido abafado. Alunos do colégio Bandeirantes tiveram acesso a dados sigilosos do colégio sobre os próprios alunos e divulgaram esse conteúdo. O colégio entrou imediatamente na justiça para ret…

Expulsão de escola: segue nova orientação para os pais

Já que este blog é o "campeão" no recebimento de denúncias sobre expulsão de alunos, segue a última mensagem recebida e nossa resposta-padrão,  pois muitos pais ainda não conhecem o caminho das pedras que leva à reintegração dos alunos na escola. Muitas vezes a direção da escola volta atrás apenas por medo de ser responsabilizada judicialmente. Apesar de não haver pesquisas internacionais sobre o assunto, pois seria um tremendo vexame para qualquer país receber esse troféu, sabemos por experiência própria que o Brasil é o campeão mundial em expulsão escolar. Sabemos também como essa questão é angustiante para os pais, por isso não cansamos de repetir a lenga-lenga, mesmo cansando os frequentadores do blog....
Fui chamada  a comparecer na escola pela professora do meu filho  para resolver um assunto relacionado ao uso do celular na sala de aula. Chegando lá , ela me relatou os fatos quando o secretário da escola interrompeu a conversa e de forma muito grosseira disse: "s…

Mídia nota zero - A série XXVIII - A fantástica demonização dos alunos!

Andamos abandonando a série "Mídia nota zero" por pura decepção, mas o Fantástico deste domingo deu bons motivos para retomar o tema. Foram duas matérias e acabamos relacionando uma com a outra, dentro da nossa visão peculiar de pais de alunos da rede pública.
A primeira matéria poderia ser bem interessante, se mostrasse vários ângulos da questão, mas virou um samba de uma nota só. Trata-se do vídeo "Agressão verbal na infância pode doer mais do que palmada", feito com base em pesquisa realizada com 10 mil adultos em todo Brasil, que revelaram seus traumas de infância devidos ao abuso emocional. Em todos os casos  relatados, os agressores eram membros da família.  Estranhamente, nenhum dos entrevistados mencionou qualquer agressão recebida na escola por professores, diretores de escola ou funcionários. Como assim?? Como foi feita a seleção desses casos???... http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/03/agressao-verbal-na-infancia-pode-doer-mais-do-que-palmada.ht…