Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2015

Para justificar o fechamento de escolas, basta esvaziá-las!

Imagem
Recebemos uma mensagem muito, muito esclarecedora mesmo, sobre a "reorganização" da rede estadual de ensino. No meio de tantas reclamações de alunos, este apelo de uma professora é um verdadeiro raio X de como está sendo articulada essa ação criminosa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Essa professora é muito corajosa e vamos procurar apoiá-la o quanto pudermos, mas, como sempre, temos que respeitar sua integridade, que seria seriamente ameaçada se seu nome viesse a público. Por isso, omitimos qualquer dado que possa identificá-la, inclusive o nome da escola e do município.
No entanto, o que ela relata não é caso isolado, trata-se de uma estratégia comum de ESVAZIAMENTO das escolas da rede estadual. Se essa professora não tivesse relatado tantos detalhes sobre a forma como é articulado esse esvaziamento em sua escola, o assunto poderia ser resumido apenas à reclamação que costumamos receber de centenas de alunos do período noturno, ou seja, a proibição de ent…

SEE: quantas escolas fecharam? E quantas vão fechar?

Imagem
Imagem Amanda Gomes Lemos

Graças aos protestos de alunos de diversas escolas do Estado de São Paulo, você ficou sabendo que a Secretaria da Educação pretende fechar muitas escolas. Quantas, eles não vão revelar, da mesma forma como esconderam a quantidade de escolas que já fecharam, desde o início da gestão Rose Neubauer, em 1995.
Naquela época, já houve uma “reorganização” da rede estadual, com o mesmo pretexto de separar os alunos de acordo com os níveis de ensino. Agora preste atenção no que ouvíamos da Secretaria naquela época, quando encaminhávamos alguma crítica ou denúncia: “Nossa rede é a maior do país, temos 5 mil e tantas escolas, é claro que nem tudo é perfeito, existem alguns casos isolados, mas sempre tentamos resolver todos os problemas.”
Agora ouça o discurso atual, sempre que surge alguma crítica ou denúncia: “Nossa rede é a maior do país, temos 4 mil e tantas escolas, é claro que nem tudo é perfeito, existem alguns casos isolados, mas…

Direitos?... Quais são os direitos do aluno brasileiro?

Imagem
A aluna Camila nos escreve:
Por que o aluno não tem direito de se defender? A direção da escola tem que respeitá-lo, ouvir e compreender a situação do aluno. E se o aluno for desrespeitado pelo diretor, ele tem o direito de reclamar, por não ter sido compreendido? E se o aluno for maior de idade, tem algum direito?
A mensagem é bastante clara, mesmo colocada como pergunta: o aluno não tem o direito de se defender! Essa é a realidade dos alunos da rede pública (e também particular!) em todo o país. Não adianta argumentar, discutir, espernear. Às vezes o aluno acaba perdendo a paciência e revida as ofensas dos diretores e demais profissionais da escola, isso provoca uma tragédia, pois ele nunca conseguirá provar que foi desrespeitado, mesmo com testemunhas! É sempre a palavra dele contra a das "autoridades"...
Se o aluno for "levado a Conselho" - isto significa estar a caminho da expulsão - as cartas já estão marcadas e qualquer tentativa de defesa é inútil. Se as pr…

Não há lei que resolva a incompetência da escola!

Imagem
Gostamos de receber mensagens de professores e educadores, geralmente da escola particular... pois os profissionais da pública "morrem de medo" de serem identificados e de sofrerem alguma represália dos órgãos superiores (sinal de um tempo ainda muito sombrio!). Sempre que possível, tentamos ajudar.
Geralmente, porém, essas mensagens de professores e educadores da rede particular confirmam o que já sabemos: existe uma incompetência geral na área educacional, em todos os níveis, de norte a sul do país. Quem nos escreve costumam ser pessoas com pouco tempo de profissão, que não recebem orientação de seus superiores, também incompetentes. Uma tristeza!
Segue uma das mensagens "padrão" que recebemos desses profissionais. Os dizeres podem ser diferentes, mas o pedido é sempre o mesmo: tentar resolver problemas disciplinares através da legislação...
Faço a coordenação de uma escola pequena/particular no município do Rio de Janeiro. A questão é a seguinte: alunos que são …