Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2010

Censo escolar e aula vaga - A raposa e o galinheiro

A rede pública de ensino, no Brasil, é um grande faroeste de números falsos e embromação geral. Mas nada sem solução: as soluções são claras e só dependem de vontade política!

Hoje vamos abordar dois assuntos cruciais: o Censo Escolar e a Aula Vaga.
Sobre o Censo Escolar - Há pelo menos dez anos, sugerimos às autoridades que todas as escolas públicas mantenham, em seu saguão, quadros com os nomes de todos os alunos matriculados em cada classe. Esses quadros seriam dependurados no início de cada ano letivo, seriam atualizados no final do primeiro semestre e novamente atualizados no final do ano. Somente desta forma a comunidade escolar poderia realmente conferir quantos e quais alunos estão realmente matriculados, quantos eram "fantasmas", quantos evadiram e quantos foram expulsos da escola. Dá trabalho? Dá! Mas não foi por isso que nossa repetida sugestão nunca emplacou. O pequeno custo de criar esses quadros, devidamente emoldurados, envidraçados, lacrados e dependurados no s…

Mídia nota zero - a série XV - Ninguém é de ferro!

Assista aqui a farra os vereadores de Araraquara, em "comemoração" aos 177 anos da Câmara Municipal. Bem, alguns não estão nem sabendo da comemoração, o churrasquinho tá bom demais, rsrs. E pelo jeito essas "comemorações" são bem frequentes, pois um dos presentes confessa ter aceito já umas quatro vezes esse convite maneiro. Veio até gente do legislativo de outros estados. Viva o Legislativo, rsrs!

Enquanto isso, o esquema do desvio de verbas da educação continua ignorado. Cadê os vereadores da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO de Araraquara?...

E cadê a mídia local para cobrar deles seu pronunciamento sobre o "Podrão"? E quem vai cobrar deles a punição da EE Angelina Lia Rolfsen, onde uma aluna morreu devido a um acidente ocorrido durante AULA VAGA, quando foi brincar na quadra que necessita de reforma há anos?

A mídia ainda não entendeu ou talvez não se importe em exercer seu poder! Não mesmo, quando se trata da escola pública, onde não estudam os filhos dos jornalista…

FDE, vamos acordar?

É impressionante que, após ter denunciado o esquema de desvio de verbas de Araraquara, a FDE tenha parado sua própria investigação. Tomara que alguém acorde e resolva arrumar a casa! Então, vejamos as provas do crime, que parecem mortas e enterradas, mas não, elas se encontram no famoso "Podrão", inquérito policial com 20 volumes de notas fiscais frias em poder do 2º DP de Araraquara. Mas não precisa ir tão longe! Você pode ver acima um pequeno "desfile" de notas frias, todas do único talão de uma empresa "fantasma", a Rodrigo Fernando Magrini. Atenção!!! O proprietário da mesma declarou à Folha Ribeirão, em 09/12/05, que sua prestadora de serviços havia sido fechada em 2003, que ele havia mudado de ramo de atividades e que as notas apresentadas pelas escolas seriam de um antigo talão, que não havia sido destruído."Eu nunca emiti nenhuma nota desse talão e nunca prestei nenhum serviço em escolas. Fiz boletim de ocorrência do extravio desse talão e …

Eufemismo: transferência ou expulsão da escola?

Eufemismo é uma palavra inventada para disfarçar um sentido pejorativo. Trocando em miúdos, é uma dissimulação, é tentar transformar algo ruim em "politicamente correto".
Já ouviu falar em expulsão de escola?
NÃÃÃO, esse palavrão é proibido, não existe "expulsão" na rede pública de ensino.
A expressão "politicamente correta" é TRANSFERÊNCIA COMPULSÓRIA, puro eufemismo.
Chegou hoje ás nossas mãos a seguinte
DECLARAÇÃO
Declaro para os devidos fins que o aluno.........
(escolher apenas uma das opções)
Solicitou, nesta data, sua transferência para outra unidade escolar, com direito a matricular-se na escola........
Solicitou uma vaga na...... série do Ensino.....
Outros: TRANSFERÊNCIA COMPULSÓRIAEsta declaração só é válida sem rasuras e tendo somente uma das opções assinadas.Cidade, data, assinatura do diretor da escola.
Adivinhem qual a opção assinada pelo diretor dessa escola?...Isso mesmo, TRANSFERÊNCIA COMPULSÓRIA, escrita em letras maiúsculas, para não haver qualq…

Mais um aluno expulso!

As "aulas de direito" na rede estadual de São Paulo continuam de vento em popa!

Desta vez o "tribunal" se reuniu numa escola da grande São Paulo para proceder à expulsão de um aluno de 12 anos, em duas sessões, como manda o "figurino". Se a mãe tivesse aceito de primeira, não seria necessário dar a "juiz", "promotor", "advogado de defesa (?)" e ao "juri" o trabalho de se reunir novamente, mas ela não se conformou e entrou com "recurso". Isso não adiantou, pois na segunda sessão a expulsão foi confirmada. Detalhe: nessa reunião não estava presente nenhuma mãe ou pai de aluno, apenas professores.

O "crime" do garoto foi conversar durante as aulas e não aguentar copiar tudo da lousa, sendo essa a "proposta pedagógica" da escola: cópia e decoreba...

Fora isso o aluno é educado, nunca agrediu colegas ou professores, nunca repetiu de ano nem consta qualquer ato de indisciplina em seu histórico e…

Mídia nota zero - a série XIV - Luto em Araraquara

EM TEMPO, SEGUE INFORMAÇÃO IMPORTANTE DA CAIXA DE COMENTÁRIOS
Daniela disse: Essa escola estadual Angelina Lia Rolfsen é uma daquelas cuja diretora foi processada por uso de notas fiscais frias nas verbas da APM/FDE. A escola lidera o ranking de notas fiscais frias e irregularidades na Associação de Pais e Mestres. A certeza da impunidade é que leva a esses crimes contra os prórios alunos que dela necessitam e acreditam.



Foi com o coração muito apertado que busquei informações a respeito de um comentário postado por Mariana e Kelle, leitoras do blog, sobre a morte de uma aluna de 12 anos na EE Angelina Lia Rolfsen, em Araraquara, SP. Encontrei duas fontes, no Estadão e na EPTV, emissora da Globo.

Fiquei profundamente sensibilizada com a notícia e quero transmitir à família da menina a solidariedade de todos do EducaFórum. Nada trará Emilly de volta, mas o apoio de outros pais poderá dar algum conforto e ajudar a suportar um pouco a perda.

O que não podemos é deixar que tantos alunos cont…

Não aceite a expulsão de seu filho!

Temos recebido muitos pedidos de ajuda de pais que tiveram os filhos expulsos (transferidos compulsoriamente) da escola. Infelizmente muitos casos ocorrem em outros estados, onde pouco podemos ajudar. Mas aqui em São Paulo temos conseguido reintegrar praticamente todos os alunos expulsos, quando os pais nos informam rapidamente. Alguns nos escrevem apenas para desabafar sua indignação, somente após ter aceito e realizado a mudança de escola. Uma pena!

Senhores pais e mães, não permitam que seus filhos sejam tratados como estorvo por uma escola incompetente, corrupta e, muitas vezes, inútil até mesmo para lhes ensinar o be-a-ba! E se perceberem que a escola de seus filhos costuma expulsar alunos em massa, também nos informem, se for em São Paulo vamos ajudar. Mas informem rapidamente!

A escola pública é muito bem paga com o dinheiro dos nossos impostos, os impostos mais altos do mundo! Para vermos nossos filhos expulsos???...

Vejam o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente e cobr…

Esquema de Araraquara - Fazer Justiça!

Finalmente conseguimos uma consultoria jurídica, que trocou em miúdos algumas dúvidas a respeito do esquema que roubou milhões das salas de aula de Araraquara. O próximo passo é calcular esse prejuízo. Alguém se candidata a nos dar uma consultoria financeira?
Vamos então às explicações jurídicas que acabamos de obter:
Na demissão a bem do serviço público, ou em qualquer demissão, o funcionário apenas perde o cargo.
O dinheiro que desviou dos cofres públicos não é devolvido. A pena é apenas de demissão.
Nosso comentário: então, para quem ficou milionário ou com uma aposentadoria gorda, o que desviou é lucro!!!
A Lei 10.261/68 não prevê restituição aos cofres públicos. Isso depende da Assessoria Jurídica da Secretaria encaminhar esse processo ao Judiciário, que poderá exigir a restituição. Vale aqui lembrar que se tratará de um novo processo, recomeçar tudo de novo.
Nosso comentário: certamente os preguiçosos da assessoria jurídica não se importam com isso, pois você já ouviu falar de restitu…

Mensagem de uma professora

Segue a mensagem de uma estagiária em educação, enviada ao site PaisOnline. São muito poucos os profissionais que têm a coragem de se colocar de forma sincera, mesmo anonimamente. Esperamos que ela não desista da profissão, pois, apesar de toda a decepção, o primeiro passo para vencer é ter consciência das dificuldades e dos problemas. Professora, receba essas flores virtuais em agradecimento pelo seu esforço! Se seus colegas a decepcionam, faça você a diferença, nossos filhos agradecem. E conte sempre conosco!
Faço estágio em uma EMEF em São Paulo e fico indignada com algumas coisas que eu escuto. Chego a pensar que escolhi a pior das profissões, pois é na educação que mora o preconceito mais vil e imundo, o descaso, o autoritarismo de forma velada. Em meu ponto de vista os professores não são despreparados ou lhes falta profissionalização, mas são desprovidos de boa vontade e ética, com isso subjugam os alunos ao sabor de seu íntimo. Sinto uma decepção muito grande e confesso que est…

Mídia nota zero - a série XIII - Assunto tabu

A omissão da grande mídia com respeito ao milionário desvio de verbas da educação em Araraquara, amplamente documentado no "Podrão", inquérito com mais de 20 volumes de notas fiscais frias que se encontra no 2º DP da cidade, priva a população brasileira do direito a informações muito mais úteis do que os corriqueiros "escândalos" que envolvem celebridades.
A corrupção está também comprovada pela recente e inesperada demissão a bem do serviço público de uma das figuras mais emblemática desse esquema, o "Wally de Araraquara".
A divulgação desse esquema aqui no blog tem provocado opiniões interessantes de nossos leitores e seguidores. Devido à falta de espaço, vamos copiar apenas trechos de algumas delas, que nos deixam felizes por perceber que existe vida inteligente na net! Agradecemos a todos os leitores que costumam contribuir com seus comentários e pedimos que continuem a dar suas opiniões, pois como sempre dizemos, Araraquara é apenas "a ponta do i…

Corregedoria neles!

Muitos comentários dos visitantes deste blog a respeito do esquema de Araraquara apontam para o que mais nos preocupa: se os verdadeiros responsáveis por esse escândalo monumental não forem punidos, quem será considerado culpado?...
Mais uma vez a culpa vai recair nas vítimas, ou seja, os pais de alunos manipulados por diretores sem ética nem escrúpulos, que os levaram a assinar cheques em branco com o pretexto de "agilizar" as compras e serviços da escola.
Por esse motivo, na próxima semana iremos novamente visitar a Corregedoria da Educação e cobrar providências urgentes na punição de todos os envolvidos nesse esquema criminoso, que por mais de dez anos desviou milhões das verbas destinadas às escolas públicas estaduais de Araraquara e região.
Uma flor para cada aluno de Araraquara assaltado por uma corja irresponsável que continua a serviço da "educação", recebendo salário ou aposentadoria integral paga por seus pais, que até correm o risco de ser responsabilizados…

O esquema XI - Escândalo Araraquara em miúdos

Não é fácil entender e às vezes nem acreditar que seja possível a existência de um esquema milionário de desvio de verbas da educação durante dez anos, sem que o assunto não tenha chegado à grande mídia, nem mesmo como "boato". Pois é, isto é Brasil...
O esquema de Araraquara é realidade e resultou num inquérito policial gigantesco com 20 volumes de notas fiscais frias e o nome de diversas empresas fantasmas, que se encontra no 2º DP de Araraquara. De acordo com o apelido altamente sensacionalista que esse inquérito recebeu, O PODRÃO, o assunto poderia ter chegado à grande mídia há anos, mas neste país todos são "amigos da escola", ninguém mexe com essa instituição sagrada, preferindo que ela continue mergulhada em um poço de corrupção que reflete a própria política nacional...
A partir de hoje vamos trocar em miúdos esse esquema, para que você, mãe ou pai de aluno, entenda a encrenca em que está se metendo ao se tornar membro de uma APM ou Conselho de Escola, se sua…

Justiça, não vingança!

Você ouviu alguém falar que "educação é prioridade" no País?rs
Essa é a maior piada dos últimos trinta anos. Vemos nosso sistema educacional degringolar ano a ano e nos conformamos com promessas e esperanças. O último slogan surgido na atual campanha eleitoral é de uma hipocrisia e cinismo insuperáveis: "Fé na educação"... Essa pérola foi lançada pelo pior secretário da educação que São Paulo já teve, alguém que lançou a moda da expulsão de alunos através dos Conselhos de Escola e abafou a medida através de uma suposta "pedagogia do amor"... Fé em que mesmo, sr. candidato?...
Não adianta dizer que existem "boas escolas" ou "bons profissionais"! Trata-se da minoria absoluta e nada garante a continuidade dos bons projetos. A verdade é que o sistema educacional como um todo está falido e não há perspectivas de mudança a curto prazo. Quem continua defendendo a escola da forma como está presta um grande desserviço ao país, não se importando …