Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2012

São Paulo continua expulsando alunos a rodo!

Sempre falamos aqui que a escola pública brasileira expulsa seus alunos mais inteligentes, questionadores, esses que poderiam fazer a diferença nesta sociedade hipócrita, se lhes fosse permitido desenvolver seu potencial. Mas não: a escola costuma expulsar esses alunos e deixá-los de mão beijada para a marginalidade! Segue mais um exemplo, que está ocorrendo em São Paulo, a campeã da expulsão escolar, esse fenômeno em que o Brasil atinge certamente o RECORDE MUNDIAL.
Tenho recebido queixas referentes à disciplina do meu filho na escola.
Ele é muito inteligente, mas também agitado e inconformado com injustiça.Acontece que a professora de inglês claramente não gosta dele, já o chamou de "tonto" e "sem educação", isso na minha frente, e ele me informa que já o chamou de "coisa feia" e constantemente o trata com descaso e dá tratamento diferente a ele em relação aos outros alunos.
Quando há algum problema em sala de aula, o que frequentemente ele me diz ocorrer,…

A escola tabu nº 57 - Sabotagem na EE Prisciliana Duarte de Almeida

Dando continuidade ao post de ontem, no qual informamos a vergonhosa manobra da "banda podre" de funcionários da EE Prisciliana Duarte de Almeida para instigar alguns alunos a destruir a escola, leia a matéria publicada no jornal Agora São Paulo dia 12 de junho: Escola em Parelheiros não tem luz, vidros nem banheiro.
A matéria não investiga absolutamente nada, como é de praxe neste país onde a mídia só serve para reproduzir a versão das autoridades, que não têm interesse algum de mostrar a verdade. A reportagem não foi sequer capaz de perguntar aos alunos sobre aulas vagas, sendo que a precariedade das instalações é apenas um pretexto para que os "docentes" da escola fiquem de braços cruzados. Assim, o quadro mostra apenas uma escola que "precisa de reforma" e cuja diretora já foi afastada, como se o descaso dela tivesse provocado tal situação. A verdade é muito diferente, como informamos no post de ontem e alertamos a Secretaria da Educação em julho do a…

A escola tabu nº 56 - Mergulhar as mãos na lama

Gustavo Ioschpe sugere a leitura do artigo Como melhorar a educação?, do ilustre catedrático Naércio Menezes Filho. Lemos com atenção e vamos comentá-lo dentro da nossa ótica de pais de alunos da rede pública de ensino:
Mesmo acreditando que o professor brasileiro se disponha a aceitar um feedback do seu trabalho (99% se recusam...), os diretores de escola, na maioria indicados e cuja função principal é "esperar a aposentadoria", dificilmente se indispõem com ele, sob pena de serem vítimas de manobras como a que rendeu a injusta demissão das excelentes e dedicadas diretoras das escolas estaduais Lucas Roschel Rasquinho e Joaquim Álvares Cruz, ambas localizadas na extrema periferia sul de São Paulo: leia clicando aqui essa história sórdida.
Aliás, este assunto está fervilhando, pois os mesmos "docentes" que conseguiram afastar as diretoras acima acabam de fazer a terceira vítima: a diretora da escola Prisciliana Duarte de Almeida, localizada na mesma região. Já em j…

A escola tabu nº 55 - Escola "de elite" emburrece as crianças!

LEIA ATÉ O FIM: A MÃE DO ALUNO JÁ RESPONDEU E COMENTAMOS SUA RESPOSTA!

Impressionante, o apelo que recebemos de uma mãe após postarmos o vídeo Incompetência pedagógica X problemas de aprendizagem! As "escolinhas" estão cada vez mais metendo os pés pelas mãos e emburrecendo nossas crianças!!!

Boa noite,
Estou passando por um momento muito confuso e delicado com meu filho de 4 anos.Ele entrou na escola com 2 aninhos (No nível III) e era o mais novo da turma, já que só faz aniversário em dezembro e a escola ainda não havia separado as crianças de acordo com a nova lei.Sempre acompanhou muito bem, melhor que muitos, maiores que ele.No ano seguinte (2011), agora no nível IV, começaram as reclamações de agitação, de não sentar em roda, de correr e falar muito. No segundo semestre as reclamações aumentaram para agressões aos amigos e xingamentos ocasionais. Estas “agressões” ocorriam quando contrariado. Empurrava, batia... Fui chamada mais de 4 vezes na escola, mas só mesmo para ouvir…

Incompetência pedagógica X distúrbios de aprendizagem

FINALMENTE ALGUÉM FALA A VERDADE: A ESCOLA NÃO DÁ CONTA E A 'CULPA' É DO ALUNO!




Deu a louca no Legislativo!

Isso não é de hoje, mas a nova reforma do Código Penal está superando todas as expectativas:

Homicídio prescreve, racismo não.
Rígidez com o abandono de cães, não com o aborto.
Drogas? Caso de saúde.
Bullying? Caso de polícia.

Leia no Blog da Glória o artigo Direito penal politicamente correto, da Dra. Janaína Conceição Paschoal, clicando aqui.

Claudia Costin para Presidente do Brasil!

Gosto muito da Dilma, figura digna, competente, humana! Ela tem ajudado a mudar muita coisa para melhor no Brasil, principalmente na concepção do princípio de igualdade. No entanto, o maior problema do país, a educação, continua andando a passos muito pequenos, quando a questão urge. Trata-se do fator que poderia acabar com a desigualdade social em tempo muito menor do que todas as previsões sugerem. E dá para esperar??

O assistencialismo, já sabemos, adianta muito pouco. Trata-se de paliativo e só é necessário porque, lá atrás, o cidadão não teve respeitado seu direito constitucional a uma escola de qualidade. O "ensinar a pescar" já é um pouco mais construtivo, mas também depende de uma formação à qual o cidadão, novamente, não teve direito.
E também não adianta se vangloriar da posição do país como potência mundial: essa situação pode não ser sustentável a longo prazo!
É necessária educação de qualidade já! E isso já acontece no Brasil, não apenas nas conhecidas e esporád…

A escola tabu nº 54 - EE Afiz Gebara, que investigação é essa???

Esta é a quarta postagem sobre a EE Afiz Gebara, essa escola-faroeste onde a lei vale tanto quanto papel de embrulho. Infelizmente, apesar de todas as expectativas, a diretora continua na escola, mandando e manipulando a investigação em curso. 
Muito bem, diretora: continue mostrando que A ESCOLA É SUA!!! Assim, a cada dia que passa será possível medir o nível de autoritarismo, de ilegalidade e de perversidade da rede pública de ensino, onde o aluno é um mero detalhe, usado apenas para manter o imenso cabide de empregos que mantém essa monstruosa instituição.
Se houver, entre os sociólogos brasileiros, alguém interessado em estudar a instituição escola, é só ler as quatro postagens sobre a EE Afiz Gebara para obter um quadro bem consistente. Mas já sabemos que esse sociólogo não existe: se existisse, já teria se apropriado de muitos outros exemplos dados aqui desde o ano de 2000, quando inauguramos o antigo site e depois em 2005, com a criação deste blog. 
 Seguem as últimas mensagen…

A voz dos pais nº 2 - O abuso de autoridade

Para esta nova seção, recebemos uma mensagem curta mas extremamente lúcida. Trata-se de um pai e avó que já foi funcionário em escola pública, portanto conhece os dois lado do "balcão". A queixa desse pai e avô é mais do que conhecida por aqui: o GERAL abuso de autoridade por parte de diretores de escola, coordenadores, supervisores e dirigentes da rede pública de ensino. Inquestionável! Por outro lado, como diz esse pai, não será a nossa omissão que permite tanto abuso de autoridade? Quantos e-mails recebemos com denúncias sérias! Mas a maioria para na primeira mensagem, quando perguntamos o nome da escola... Então, pais e mães de alunos da rede pública, coragem: uma andorinha não faz verão!
Fui aluno, pai de ex-alunos e avô de alunos, alem de ex-funcionário em escola pública. Me parece que, de um modo geral, falta às autoridades das escolas aquela coisinha chamada educação - sim, aquela que vem do berço, pois não sabem ouvir, não suportam serem questionados, e quando isso a…

O país que detesta seus jovens

Mais uma vez, a amiga Glória Reis acerta no ponto: o Brasil detesta seus jovens das camadas pobres, ou seja, os alunos da rede pública de ensino. Cadeia e apartheid neles! Para esses jovens, a punição é sempre rápida, enquanto para o adulto existem mecanismos de defesa. Quanto à implantação de medidas preventivas ou pedagógicas dentro das escolas, pode esquecer! Afinal, em que país você vive?
O fato ocorreu em Minas Gerais, leia clicando aqui.
Ah: você já ouviu de alguma "solução" desse tipo ocorrendo em escolas particulares?...